A série Carros dos sonhos tem como objetivo relacionar os automóveis mais desejados em todo o mundo, com preços que cabem em poucos bolsos. A pérola da vez é o Maserati GranCabrio, um conversível verdadeiramente de quatro lugares, o primeiro feito na fábrica da Viale Ciro Menotti, em Modena. O modelo é a terceira ponta do tridente, símbolo da marca italiana, pois completa a linha já composta pelas famílias Quattroporte e GranTurismo.
Veja a galeria de fotos com os detalhes do Maserati Grancabrio
Em geral, os conversíveis são automóveis que não têm o espaço interno como prioridade. São carros de estilo e desempenho, ideais para duas pessoas, com um banco traseiro que é, na verdade, um quebra-galho. O Maserati GranCabrio veio com a proposta de mudar essa imagem, seguindo tradição da marca em construir conversíveis refinados, como o AG6 Frua Spyder, de 1950. Desenhado por Pininfarina, o modelo, porém, tem cabine espaçosa, com assentos traseiros capazes de proporcionar conforto para adultos. Com isso, motorista e passageiros podem desfrutar do prazer de passear em uma bela máquina italiana com rostos e cabelos ao vento. A capota se abre em alguns segundos e fica totalmente escondida no porta-malas, que tem apenas 173 litros para acomodar a bagagem.
O conversível de duas portas tem motor central dianteiro e tração traseira. Seu desenho de belas formas, entretanto, não privilegia a aerodinâmica, já que, com a capota fechada, seu Cx é de 0.35, e com ela aberta, 0.39. Alguns concorrentes apresentam Cx mais baixo. Mas o detalhe não chega a comprometer a performance do modelo. Com a mesma plataforma do Quattroporte, mas com distância entre-eixos reduzida (2,94m), o esportivo tem estrutura tubular na traseira para sustentar as suspensões e o diferencial. São 4,88m de comprimento e 1.887kg de peso a seco.
MOTOR Para impulsionar o conversível, um V8 de 4.691cm³ com cabeçote de duplo comando de válvulas e acionamento por corrente, que desenvolve 440cv a 7.000rpm e torque máximo de 50kgfm a 4.750rpm. Força e potência suficientes para levar o esportivo a 100km/h em 5,4 segundos, alcançando máxima de 283km/h. Para completar o conjunto mecânico, câmbio de seis marchas com conversor de torque. O modelo ainda conta com controles de tração, de torque, de arrancada e dos freios ABS.
Aqueles com interesse em ter o Maserati GranCabrio na garagem precisam desembolsar R$ 800 mil, preço promocional praticado pelo grupo Via Italia, representante oficial da marca no Brasil. O valor pode ser pago com 50% de entrada e o restante parcelado em 10 vezes. Uma “pechincha” que, infelizmente, está ao alcance de poucos.