A capa desta revista americana, datada de 1955, revela que a ideia de juntar em um só espaço a casa e o carro não é recente. Veja esta cena, protagonizada pela Volkswagen Camp Car. Enquanto o pai prepara o fogo, o filho chega com um peixe e, dentro da Kombi, o vovô descansa lendo um livro à sombra de um toldo. Observando com mais atenção, também é possível ver junto às portas um armário com espelho e pia, que garantem algum conforto para o acampamento desses pescadores de fim de semana.
NA REDE
O universo dos motorhomes é tão rico que foi criado um tumblr (fala-se tâmbler, que é uma espécie de site onde se compartilha conteúdo sobre o mesmo tema) com fotos sobre o tema - www.van-life.net. A partir dessas fotos é possível entender as vantagens de transformar seu meio de transporte em um lugar com estrutura mínima de conforto, que vai desde um simples piquenique (com opção de estender a estada) até mesmo apreciar o belo céu de um lugar remoto.
SEGURANÇA
Mas, para não ficar parado no meio da estrada, é preciso deixar a manutenção do veículo sempre em dia. Sorte do dono dessa Kombi, que providenciou grades e um segurança particular canino para proteger seu patrimônio. Para você ter ideia da popularidade da “velha senhora”, até agora já mostramos três Kombis. Por isso, a partir de agora, vamos tentar mostrar outros modelos.
BIZARRO
Nesse porte ainda existe a opção de transformar um caminhão em uma casa (este modelo particularmente é bem feinho!). Fugindo um pouco do assunto, teve até quem transformou um vagão de metrô em uma casinha muito da grande, mas sem condições de sair do lugar.
QUINTAIS
O mais legal de levar o seu lar até os seus pontos de interesse é se apoderar desses locais e transformá-los em seu quintal de luxo. Não entendeu? Então olhe para o seu quintal (se é que você tem um). Agora, olhe para este belo lago! Ainda não entendeu? Então olhe para sua área de serviço. Agora olhe para este pôr do sol. Olhe para a sua área privativa! Agora olhe para este farol. Olhe para a sua varandinha. Agora olhe para estas montanhas. Acho que deu para entender.
FAZENDO ESCOLA
E um costume que começa como um hábito familiar (olha a Kombi aí de novo!), com os pais levando as crianças, pode se tornar um programa muito divertido na adolescência. Diga se dividir um motorhome com duas gatinhas como essas pode ser ruim? Em boa companhia, mesmo se for o porta-malas de um Fusquinha forrado com uma cama de pregos e em um calor de rachar não será um programa ruim.
GRANDES
Algumas pessoas precisam de uma estrutura mais completa para passar uma temporada maior. Dessa forma, existem duas opções. Ou você opta por um reboque, como este belo e clássico conjunto azul, ou um modelo maior, como um ônibus. No site existem duas opções muito interessantes: uma com arremates arredondados e um balanço traseiro imenso e outro bem mais moderno, com direito a antena de TV e um eficiente ar-condicionado.
FAÇA CHUVA OU...
É bom lembrar que, por ser de metal (quase sempre!), o carro não oferece o mesmo conforto térmico que uma casa (depende da casa). Então, é assim, quando neva o carro fica realmente gelado e é preciso levar muitas cobertas e, quem sabe, providenciar um sistema de calefação. Nessa chuva você vai sentir frio ou talvez (se o ar tiver muito úmido) bastante abafado. Sob o sol ele vai esquentar e você terá que abrir as portas, colocar as pernas para fora e alimentar todos os pernilongos com seu sangue! Mas não desanime: lembre-se das gatinhas!