UAI

Só boato: 5 carros que ganharam holofote, mas nunca estiveram na rota do Brasil

Eles deram o que falar, mas tudo não passou de mera especulação

Publicidade
Chevrolet Monza chinês, destinado a mercados asiáticos, é um dos alvos de especulações
Chevrolet Monza chinês, destinado a mercados asiáticos, é um dos alvos de especulações Foto: Chevrolet/Divulgação

É comum que os fabricantes ofereçam gamas de automóveis muito distintas nos diversos países em que atuam. Determinados modelos acabam chegando ao mercado nacional, mas o caso é que muitos desses produtos acabam ficando restritos a continentes como América do Norte, Ásia ou Europa. Mas não é que, às vezes, alguns desses carros despertam o interesse do público do Brasil e até são alvos de boatos?

Nesse ponto, cabe ressaltar que, eventualmente, a indústria até se movimenta para trazer determinados veículos ao país, mas acaba cancelando os projetos. Porém, esse não é o caso aqui: no Brasil, os carros em questão nunca estiveram nos planos dos respectivos fabricantes. Eles acabaram ganhando destaque, principalmente nas redes sociais, devido a pura especulação. De qualquer modo, o caso é que muita gente acabou acreditando e até espalhando essas falsas informações.

Esses 5 carros nunca chegaram nem perto do Brasil

Sem mais delongas, conheça os 5 carros que geraram muitos boatos no Brasil, mas que nunca estiveram, de fato, em vias de chegar ao mercado local. caso você lamente a ausência de algum deles, compartilhe sua opinião nos comentários!

1- Novo Chevrolet Monza

Novo Chevrolet Monza 2023 vermelho de frente em movimento
Monza chinês nunca esteve nos planos da Chevrolet para o Brasil

Até hoje, tem gente jurando de pés juntos por aí que o Monza chinês será o substituto do Cruze. Porém, quem está criando expectativas ficará frustrado, pois a Chevrolet nunca sequer cogitou trazer o modelo para o Brasil. E o motivo é simples: os sedans médios estão em franco declínio no mercado, já que os consumidores caíram de amores pelos SUVs.

O fato é que a própria Chevrolet já confirmou que o Cruze sairá de linha até o fim deste ano e, até o momento, não houve flagra algum do suposto sucessor no país, nem qualquer tipo de informação de fonte confiável, ainda que extraoficial, sobre esse assunto. Para completar, o Monza chinês também está chegando ao fim do ciclo comercial: foi lançado em 2018 e ganhou uma reestilização de meia-vida no ano passado.

2- Novo Ford Escort

Ford Escort chinês de frente estacionado em foto de estúdio
Escort só sobrevive na China: destino dele já foi selado há muito tempo por aqui

O caso do Ford Escort é parecido com o do Chevrolet Monza, só que ocorreu antes: logo que o modelo atual surgiu, em 2014, na China, começaram a circular boatos de que ele chegaria ao Brasil. Mais uma vez, tudo era pura especulação, sem o respaldo de qualquer tipo de informação concreta.

No fim das contas, os dois carros mexeram, principalmente, com os aficionados dos similares produzidos no Brasil, que sonharam com uma espécie de ressurreição. O "detalhe" é que, na prática, esses dois clássicos nacionais dos anos 80 não têm qualquer tipo de semelhança técnica com os atuais homônimos asiáticos.

3- Toyota Vitz

Novo Toyota Vitz vermelho visto da diagonal frontal em movimento na estrada. Ele seria uma opção para os carros populares.
Modelo superpopular da Toyota é restrito a outros mercados, como o da África do Sul

Recentemente, surgiram várias publicações de que a Toyota estaria lançando o Vitz, um carro superpopular. O "detalhe" é que esse produto é comercializado em países como Índia e África do Sul: o VRUM, inclusive, chegou a publicar uma matéria sobre o modelo, mas com a justa ressalva de que ele seria destinado a mercados do exterior.

Seja por desentendimento ou por má-fé, a questão é que determinadas publicações sobre o hatch nas redes sociais acabaram ficando dúbias, e muita gente achou que ele estava chegando ao país. Consta que até ocorreram casos de interessados querendo ver o modelo em concessionárias. Que fique claro: no Brasil, onde a Toyota prefere vender carros de maior valor agregado, o Vitz está totalmente fora dos planos.

4- Novo Fiat Tipo

Gama Tipo inclui hatch, sedan e perua: essa última chegou a rodar no Brasil, mas em testes direcionados a outros mercados

Em um primeiro momento, a julgar pelo histórico da Fiat, até faria sentido pensar que o novo Tipo poderia desembarcar no Brasil. Afinal, desde a década de 1990, a marca italiana sempre vendeu a linha europeia de sedans e hatches médios no país. Contudo, uma análise mais aprofundada logo revelaria que esses modelos tiveram fraco desempenho comercial por aqui. Para piorar, em 2015, quando ocorreu o lançamento na Europa, tais segmentos já começavam a perder espaço para o dos SUVs.

A verdade é que, devido aos citados motivos, a Fiat nunca se movimentou para trazer o novo Tipo ao país. Até ocorreram alguns flagras locais, mas, em um deles, o site Autos Segredos já confirmava que os carros rodavam em testes direcionados unicamente a mercados do exterior. O tempo passou e quem esperou pelo modelo acabou a ver navios.

5- Fiat Multipla

Fiat Multipla cinzo visto da diagonal frontal.
Design desengonçado é a marca registrada do Fiat Multipla

Antes que você diga, sim, o Multipla é feio, mas o caso é que ele é muito funcional. Apesar de ter apenas quatro metros de comprimento, acomoda, confortavelmente, seis ocupantes. Justamente devido a esses atributos, houve quem acreditasse que a Fiat traria o utilitário ao Brasil logo após o lançamento na Europa, que ocorreu em 1998.

Nem é preciso dizer que tais "profetas" erraram de muito longe, já que o Fiat Multipla nunca passou nem perto do mercado brasileiro. Se é que serve de consolo, talvez tenha sido melhor assim, já que o modelo não fez sucesso nem mesmo no velho continente.