x
UAI
SEGURANÇA

GM patenteia tecnologia que prevê acidentes de trânsito

O sistema combina sensores e câmeras que, teoricamente, podem detectar perigos a até 800 metros de distância na estrada

Publicidade
GM patenteou sistema
GM patenteou sistema "Aviso de Colisão Iminente Fora da Linha de Visão" Foto: Reprodução/GM Global

A General Motors (GM) registrou a patente, no dia 15 de janeiro, de uma tecnologia que prevê acidentes de trânsito. Batizado de "Aviso de Colisão Iminente Fora da Linha de Visão", o sistema alerta os condutores sobre possíveis perigos que eles não conseguem ver. A ideia da montadora é utilizar a ferramenta em diversos modelos. 

O sistema combina sensores e câmeras que, teoricamente, podem detectar perigos a até 800 metros de distância na estrada. Desta forma, a tecnologia prevê se o acidente está prestes a acontecer, seja com um obstáculo desconhecido na rodovia ou com outro veículo fora do campo de visão do motorista.

Assim, ao identificar o perigo, o sistema da GM calcula rapidamente a trajetória do veículo do motorista e do objeto para determinar se haverá colisão. A conta leva em consideração a velocidade de ambos os veículos e na distância percorrida.

GM patenteou sistema "Aviso de Colisão Iminente Fora da Linha de Visão"
"Aviso de Colisão Iminente Fora da Linha de Visão" foi patenteado pela GM Foto: Reprodução/GM Global

No caso de um cruzamento, por exemplo, a invenção da GM mostra se outro carro está prestes a avançar um sinal vermelho ou uma placa de pare. Da mesma forma, sensores em ambos os lados determinarão se outro veículo que se aproxima por trás está muito perto para realizar uma ultrapassagem segura. 

A GM afirma que o sistema alertará o motorista, que poderá se precaver e escapar do acidente. Assim, o condutor será notificado por um aviso no visor frontal do para-brisa e/ou por uma luz de advertência intermitente no painel de instrumentos. 

A montadora observa que esse alerta de colisão iminente seria mais útil quando a visibilidade do motorista estiver comprometida, como em estradas sinuosas, durante a direção noturna e em condições climáticas adversas.

Sede da General Motors (GM)
Sede da General Motors (GM) Foto: Divulgação/General Motors

Ainda assim, no registro de patente, a fabricante destaca que 27% de todos os acidentes de veículos causados nos EUA são provocados por colisões fora da linha de visão do motorista. A tecnologia, em tese, seria bastante utilizada pelos clientes. Até o momento, a GM não dá prazo para o recurso "sair do papel" e equipar os carros da marca.