x
UAI
ouviram o consumidor

Euro NCAP vai punir carros que substituírem botões por telas

Nova regra de 2026 reduzirá a nota de segurança de veículos sem comandos físicos para funções básicas, como ar-condicionado e luz de alerta.

Publicidade
Volkswagen T-Cross no Euro NCAP 2025
Volkswagen T-Cross no Euro NCAP 2025 Foto: Divulgação/Euro NCAP

O órgão europeu de segurança automotiva Euro NCAP anunciou que, a partir da atualização de seus protocolos programada para 2026, veículos que não oferecerem botões físicos para funções essenciais poderão não alcançar a classificação máxima de cinco estrelas. 

Segundo o órgão, a redução de botões físicos nas cabines, tendência associada ao design “clean” e à centralização dos comandos em telas touchscreen, e isso impacta diretamente a atenção do condutor, já que exige desviar o olhar da via para operar funções básicas como ar-condicionado, limpador, luz de emergência ou buzina. Além disso, mesmo se tiverem botões, os veículos poderão ser penalizados caso os controles não estejam visíveis ou devidamente posicionados para o condutor. 

Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP
Citroen Basalt tirou zero estrela no teste de colisão Latin NCAP Foto: Reprodução/Latin NCAP

Além da exigência de botões físicos, a nova norma também dará muito mais peso aos sistemas de segurança ativa: os itens de monitoramento do motorista, como observação de olhares, detecção de sonolência, reconhecimento da posição dos ocupantes, terão papel ampliado na pontuação dos testes. 

Para o mercado brasileiro, isso significa que modelos importados ou adaptados que seguem o padrão europeu poderão, no futuro, ter seus resultados de avaliação de segurança afetados caso não contemplem essas exigências.