x
UAI
inovação

MG4 será o primeiro elétrico de produção em massa com bateria semi-sólida

Modelo estreia em agosto na China com autonomia de até 537 km e estreia tecnologia promissora que pode redefinir o mercado de veículos elétricos

Publicidade
MG4 com bateria semi-sólida
MG4 com bateria semi-sólida Foto: Divulgação

Depois de anos de promessas e protótipos, as baterias semi-sólidas finalmente vão sair do papel, e quem puxa essa fila é a MG. O hatch elétrico MG4 será o primeiro carro de produção em escala global a usar o novo tipo de bateria, com estreia marcada para o dia 5 de agosto, na China. O movimento coloca a MG na dianteira da corrida por autonomia e eficiência em um mercado cada vez mais competitivo.

A nova bateria tem 70 kWh de capacidade e é composta por apenas 5% de eletrólito líquido, o que melhora a segurança térmica e reduz o risco de incêndios. Segundo a marca, o conjunto oferece até 537 km de autonomia no ciclo CLTC. A densidade energética chega a 180 Wh/kg, número respeitável para um modelo nessa faixa de preço. Outro dado que chama atenção: em ambientes frios, a eficiência é 13,8% superior à das baterias LFP convencionais.

MG4
MG4 Foto: Divulgação

Mas não é só de bateria que vive o novo MG4. O carro ganhou um discreto facelift, com novo para-choque dianteiro, faróis com novo arranjo interno e logotipo iluminado. Por dentro, estreia a plataforma MG×Oppo, com integração mais inteligente com smartphones, comandos por gestos e atualizações remotas. Tudo envolto em um interior minimalista, com duas telas flutuantes.

Na parte técnica, o conjunto segue com motor traseiro de 163 cv e tração traseira, apostando na dirigibilidade como um diferencial frente a rivais como BYD Dolphin e GWM Ora 03. A estreia do MG4 com bateria semi-sólida também posiciona a MG um passo à frente de marcas como Nio e CATL, que até agora têm trabalhado apenas com testes ou edições limitadas de modelos com essa tecnologia.

MG4
MG4 Foto: Divulgação

A chegada ao Brasil ainda não tem data confirmada, mas o MG4 atual já está em testes por aqui, e tudo indica que a nova versão deve desembarcar em 2026. Quando isso acontecer, os elétricos de entrada ganharão um concorrente de peso, com mais tecnologia embarcada, autonomia parruda e um diferencial que, até agora, estava restrito aos salões de tecnologia: a tão esperada bateria semi-sólida.