x
UAI
Saudades?

Ford cogita retorno do Fiesta, mas longe do Bras

Concessionários imploram por mais veículos compactos e acessíveis na Europa e podem forçar retorno do modelo

Publicidade
Ford Fiesta fez muito sucesso no Brasil e na Europa, mas foi substituído por SUVs
Ford Fiesta fez muito sucesso no Brasil e na Europa, mas foi substituído por SUVs Foto: Credito: Pedro Bicudo/Divulgacao - Ford New Fiesta 2018

O mercado europeu é conhecido por seus carros compactos. Com vendas em baixa e com o segmento de SUVs crescendo cada vez mais, muitos desses modelos perderam espaço. O Ford Fiesta é um grande exemplo desse movimento, que teve sua produção encerrada e substituída por SUVs, mas pode retornar em breve.

Segundo o site Automobilwoche, concessionários da Ford na Europa pedem à marca novos modelos pequenos, visando vender mais veículos por preços mais acessíveis. Um executivo da marca confirmou a concessionários da Europa que o alto escalão aprovou investimentos em novos produtos híbridos e elétricos para os próximos anos.

O portal diz que entre os novos produtos está o retorno do nome Fiesta, descontinuado em 2023, e também do Focus, que deixará de ser produzido em novembro deste ano.

Volkswagen pode ajudar

Segundo Christoph Herr, executivo de pós-venda da marca, a fabricante irá investir em novos produtos e contará com parcerias para apresentar modelos com motorização híbrida e totalmente elétrica.

Uma das parcerias mais recentes da Ford é com a Volkswagen. Além da produção da Amarok de segunda geração (que usa base da Ranger), os elétricos Capri e Explorer usam a plataforma elétrica MEB da marca alemã. 

A tendência é que a dupla mantenha a parceria e os futuros Fiesta e Focus sejam produzidos a partir dos novos Volkswagen eletrificados que serão lançados nos próximos anos. 

A marca alemã trabalha na produção de dois elétricos de baixo custo, provavelmente chamados de ID.1 e ID.2, que devem chegar ao mercado somente por volta de 2027.