A Audi abriu a pré-venda do novo A5 Sedan no Brasil nesta segunda-feira (5), marcando o fim de uma era do A4, que saiu de linha após 30 anos. O sedã médio de luxo chega em versão única, a A5 2.0 TFSI Performance S Edition quattro, por R$ 379.990, e já pode ser reservado nas mais de 40 concessionárias da marca.
A troca de nome acontece por conta da nova estratégia da Audi. Carros a combustão ou híbridos, como o A5, passam a usar números ímpares, enquanto os elétricos, como o Q4 e-tron, terão números pares. Apesar disso, a Audi já sinalizou que essa estratégia pode mudar no futuro, mas o A5 Sedan é o marco inicial dessa transição. Ele substitui o A4, que era um dos carros-chefes globais da marca, e chega com a missão de manter o legado.
O A5 Sedan vem equipado com um motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, que entrega 272 cv entre 5.000 e 6.500 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 1.600 e 4.500 rpm. O câmbio é o S tronic de sete marchas, e a tração quattro. Segundo a Audi, ele faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 210 km/h. A plataforma do sedã é a PPC, que melhora a rigidez e a dinâmica de condução, segundo a Audi.
O visual é um dos destaques. O A5 abraça o estilo minimalista da Audi, com linhas fluidas e superfícies limpas, já visto no Q6 e-tron. A grade singleframe está mais larga e estreita, com padrão favo de mel, e os faróis afilados têm tecnologia LED. Na traseira, uma faixa de luz integra as lanternas, e as saídas de escapamento retangulares reforçam a esportividade.
O sedã mede 4,82 metros de comprimento, 1,86 metros de largura (sem retrovisores), 1,41 metros de altura e tem entre-eixos de 2,89 metros, maior que o A4 (+72 mm no entre-eixos). O porta-malas tem 445 litros, e o tanque leva 56 litros. As rodas de 20 polegadas com pneus 245/35 completam o pacote, junto com o kit S line exterior, que traz detalhes em preto brilhante.
Por dentro, o A5 tem um display curvo OLED com duas telas: uma de 11,9 polegadas pro virtual cockpit e outra de 14,5 polegadas pro sistema MMI. O interior usa couro e alumínio escovado, com bancos esportivos ajustáveis eletricamente (com memória pro motorista), ar-condicionado de tres zonas e luzes ambiente em 30 cores.
Em termos de segurança o A5 oferece sete airbags, alerta de saída de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e faróis full-LED com assistente de luz alta. O modelo está disponível em 8 cores externas, como Branco Geleira e Azul Ascari, e o acabamento interno é sempre preto.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!