O BYD Shenzhen é o maior navio cargueiro automotivo do mundo, tendo cerca de 219,9m de comprimento e 16 conveses ao todo (sendo 12 apenas para veículos). A embarcação vem em direção ao Brasil com mais de 7.000 veículos elétricos e híbridos, da fabricante chinesa.
Essa mobilização faz parte da estratégia de expansão da BYD para o mercado brasileiro, que é o maior comprador de carros da marca, fora da Ásia.
Além do tamanho, o navio conta com um sistema de propulsão dual, utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL), e combustível convencional. O cargueiro consegue atingir uma velocidade máxima de 18,5 nós (34,4 km/h). A embarcação foi entregue para a BYD no dia 22 de abril deste ano.
Como a fábrica de Camaçari (BA) ainda não está em funcionamento, a BYD continua trazendo, por meio de importação, modelos como o Dolphin Mini e o Song Pro. Até o momento, a fabricante exportou cerca de 25.000 carros para o Brasil.
A BYD já opera os navios: Shenzhen, Explorer No.1, Changzhou e Hefei, e deve incorporar em breve o Changsha e o Xi’an. A chegada do Shenzhen ao Brasil marca uma nova fase na expansão internacional da montadora. A estratégia da empresa é atender à crescente demanda por veículos elétricos na América Latina.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!