A Porsche anunciou na última segunda-feira (11) a nova linha 2025 do Taycan com a chegada das novas versões GTS e Taycan 4. A segunda geração do Taycan ganhou melhorias com atualizações em potência, eficiência, tempo de recarga e equipamentos de série.
Disponíveis já para encomenda com entregas no próximo ano na Europa, os modelos ainda não têm confirmação de lançamento no Brasil, onde atualmente a Porsche oferece as versões Taycan, Taycan 4 e Taycan 4S, incluindo a opção de carroceria Cross Turismo.
O Taycan GTS, disponível tanto na versão sedã quanto na configuração GTS Sport Turismo tem uma potência de até 700 cv com o modo overboost, ativado pelo Launch Control. Um novo recurso, chamado push-to-pass, permite ao motorista adicionar uma sobrecarga de até 95 cv por dez segundos, e desta forma ajudando nas acelerações e ultrapassagens.
Este impulso é acompanhado de um timer no painel, com animações para indicar o tempo restante. O GTS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e, de 0 a 200 km/h, em 10,4 segundos – uma melhora em relação ao modelo anterior. O alcance foi ampliado em mais de 120 km, chegando a 628 km no ciclo WLTP, (europeu).
O Taycan 4, por sua vez, visa mais eficiência e autonomia, com um motor elétrico em cada eixo (tração integral). Dependendo da escolha entre a bateria Performance ou a Performance Plus, a potência máxima chega a 435 cv em overboost, com alcance de até 643 km na configuração mais avançada. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,6 segundos.
Os novos modelos são equipados com melhorias no trem de força, incluindo um motor no eixo traseiro até 80 cv mais potente que os modelos passados, além de inversores de pulso otimizados e novas estratégias de gerenciamento térmico.
No caso de estações de carregamento rápido de 800 volts, a potência de recarga alcança até 435 kW, reduzindo o tempo de recarga e aumentando a autonomia. A capacidade máxima de regeneração de energia durante a desaceleração também foi melhorada para 540 kW.
Externamente, o Taycan GTS traz detalhes em preto e cinza, com rodas de 20 polegadas no design Aero Turbo S de série e, como opcional, o modelo RS Spyder de 21 polegadas. Na versão GTS, o design frontal e traseiro possui acabamentos em preto brilhante, enquanto as bases dos espelhos também seguem o mesmo tom.
O interior do GTS exibe o acabamento mais esportivo, assentos chamados de Adaptive Sports Plus com 18 ajustes elétricos, volante GT também com aparência esportiva, além de oferecer aquecimento e dois modos de ajuste.
Entre os itens de série, estão o sistema de som Bose e o Taycan GTS emblema no painel. Como opcional, a Porsche oferece o pacote GTS que adiciona itens esportivos no exemplar.
Para o Taycan 4, os equipamentos de série incluem rodas de 19”, faróis de LED matrix e pinças de freio pretas. No interior, os assentos possuem ajuste elétrico em oito posições, com acabamento em couro parcial preto. O volante multifuncional é de couro, com detalhes internos em alumínio prata escovado.
Ambos os modelos trazem suspensão adaptativa, e o GTS inclui o sistema de vetorização de torque. Opcionalmente, a suspensão pode ser ajustada para uma configuração específica para o GTS, para dar maior conforto e aderência nas curvas em altas velocidades.
A Porsche ainda oferece o sistema de rodas traseiras esterçantes como opcional, assim por exemplo ajudando em manobras e até em curvas.
Os preços partem de US$ 103 mil (cerca de R$ 596 mil) para o Taycan 4 e pode chegar até US$ 149.800 (aproximadamente R$ 864 mil) na versão GTS Sport Turismo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!