UAI
Luxo elétrico

Conheça os novos carros elétricos chineses de luxo que chegam ao Brasil

Zeekr desembarca ao Brasil em setembro com SUV e sedan elétricos premium para brigar com Audi, BMW e Mercedes-Benz

Publicidade
--
-- Foto: Zeekr/Divulgação

O nome ainda pode soar estranho aos ouvidos brasileiros, mas a Zeekr, mais uma marca chinesa, está chegando ao Brasil em setembro, com a pré-venda de dois modelos: um sedan e um SUV compacto. Para chegar com tudo, 10 concessionárias serão instaladas nas principais capitais do país para que os carros elétricos da Zeekr possam competir com marcas de luxo como Audi, BMW, e Mercedes-Benz.

Por isso, a marca não está preocupada em ser rival da BYD, que busca dominar o segmento de elétricos acessíveis, já que a ideia da Zeekr é entrar para o mercado de carros elétricos de luxo. Diferentemente de outras marcas do grupo Geely, a Zeekr não planeja vender carros com motor a combustão e aposta unicamente na eletrificação. Essa decisão reflete a visão da empresa sobre o futuro da mobilidade e seu compromisso com a sustentabilidade.

Sedan e SUV elétrico serão os primeiros da Zeekr no Brasil

Sendo o primeiro modelo da marca, o Zeekr 001 foi lançado originalmente como Lynk Zero Concept em 2020 e passou por atualizações significativas para a linha 2024. Com 4,97 metros de comprimento, 1,99m de largura e 1,56m de altura, o sedan promete amplo espaço interno e capacidade de carga de até 2.144 litros.

Zeekr 001 prata visto de trás estático em fundo neutro no estúdio
Zeekr 001 é um sedan com design elegante e espaço interno amplo Foto: Zeekr/Divulgação

O sedan elétrico da Zeekr é equipado com arquitetura elétrica de 800 volts, que suporta carregamento V2V (veículo para veículo), com potência máxima de 240kW. Isso significa que o carro é bem versátil e tem capacidade para recarregar a bateria de outro veículo elétrico. As opções de bateria incluem uma de 95kWh, oferecendo até 675 quilômetros de autonomia, e uma de 100kWh, com até 750 quilômetros de alcance, dependendo da configuração de tração.

O Zeekr 001 estará disponível no Brasil em versões com tração traseira (RWD) e integral (AWD). A versão RWD vai de 0 a 100km/h em 3,8 segundos, graças ao motor elétrico de 422cv no eixo traseiro. Mas a versão AWD combina um motor de 422cv no eixo traseiro com um de 367cv no eixo dianteiro, totalizando 794cv, acelerando de 0 a 100km/h em apenas 3,3 segundos.

O segundo modelo a ser lançado no Brasil é o Zeekr X, um SUV compacto que promete causar impacto no mercado dos carros elétricos premium. Com 4,45m de comprimento e 2,75m de distância entre-eixos, o Zeekr X compartilha a mesma plataforma do Volvo EX30.

Como seu irmão, o SUV elétrico também estará disponível em duas variantes de potência. Uma conta com tração traseira e motor de 272cv, alcançando 560 quilômetros de autonomia no ciclo CLTC chinês. Já a versão com tração integral, equipada com dois motores, entrega 428cv e autonomia de 512 quilômetros, indo de 0 a 100km/h em 3,7 segundos.

O design do Zeekr X é arrojado e moderno, com linhas angulares, janelas sem moldura e maçanetas retráteis, para que o SUV elétrico tenha um visual esportivo e aerodinâmico.

Segurança dos carros elétricos da Zeekr

Como a China é melhor amiga das inovações, ambos os modelos elétricos da Zeekr receberam a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP. O sedan elétrico Zeekr 001, por exemplo, está equipado com um avançado sistema de assistência ao motorista, incluindo 12 câmeras, radar milimétrico e outras tecnologias de ponta.

Além disso, a Zeekr destaca-se pela inovação em suas baterias, que contam com sistemas de proteção contra superaquecimento e combustão espontânea. Um recurso a mais no quesito segurança dos ocupantes e a longevidade dos carros.

A chegada da Zeekr ao Brasil não se limitará aos modelos 001 e X. A marca já planeja a introdução de novos modelos elétricos nos próximos anos, incluindo o sedan 007. A estratégia de longo prazo da Zeekr é se firmar como líder no segmento premium de carros elétricos, atraindo aqueles motoristas que gostam do luxo.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas