UAI
Elétricos

Mercedes-Benz Classe G elétrico será apresentado na China; confira

Jipão elétrico será revelado no Salão do Automóvel de Pequim após 3 anos de ser apresentado como conceito; marca já falou sobre sua bateria e autonomia

Publicidade
Jipão elétrico foi apresentado como conceito em 2021 e será apresentado para produção 3 anos depois
Jipão elétrico foi apresentado como conceito em 2021 e será apresentado para produção 3 anos depois Foto: Mercedes/Divulgação

A Mercedes-Benz dá indícios de que lançaria o Classe G elétrico desde 2021, mas parece que agora as coisas estão andando. A marca se prepara para revelar o Mercedes-Benz Classe G elétrico em versão de produção em 24 de abril, no Salão do Automóvel de Pequim 2024.

Apresentado como conceito em Munique, o Mercedes-Benz Classe G elétrico chegará – mesmo que com atraso – em boa hora, pois será o aniversário de 45 anos do lançamento global do Classe G. O jipão off-road ganha sua motorização 100% elétrica após longos anos sendo comercializado com motor a gasolina ou diesel.

O que já sabemos sobre o Mercedes-Benz Classe G elétrico?

Mercedes-Benz Classe G elétrico azul anda em estrada de terra com pedras no caminho, arbustos na lateral e céu com nuvens ao fundo
De acordo com a Mercedes-Benz, o novo modelo elétrico da marca terá autonomia de 320 quilômetros Foto: Mercedes/Divulgação

A montadora alemã não divulgou as especificações técnicas do modelo, porém, revelou informações sobre a bateria do SUV, que tem capacidade de 100kW, como já foi previsto, e provavelmente terá autonomia de cerca de 320 quilômetros, levando em conta também o peso do modelo, que terá pelo menos 2,6 toneladas.

A novidade da Mercedes-Benz que será apresentada na China não contará com o prefixo “EQ” e será chamada de G 580. Os modelos elétricos perdem a sigla que os identifica porque a marca pretende se tornar 100% elétrica até 2030 e não faria sentido continuar com uma nomenclatura específica.

O Mercedes-Benz Classe G elétrico segue com o design da versão clássica atualizada recentemente, mas com diferenças na grade, que agora será totalmente fechada ao invés das quatro faixas horizontais. A aerodinâmica do modelo também foi aprimorada, assim como a porta de carregamento onde normalmente fica o tanque de combustível. O jipão off-road elétrico ainda conta com suporte de pneu sobressalente em sua parte traseira.

O Mercedes-Benz Classe G 580 é equipado com quatro motores elétricos que levam a força para cada roda do modelo. Dessa forma, o jipão elétrico poderá se mover de forma ágil em terrenos fora de estrada e até realizar diferentes tipos de manobra, como girar 360 graus no próprio eixo.

O preço para o Mercedes-Benz Classe G elétrico ainda não foi divulgado, mas as versões do Classe G não são conhecidas por serem baratas. No Brasil, o jipão é vendido na variante G 63 com preços próximos a R$ 2 milhões.