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ATRASO

Volkswagen volta a produzir o T-Cross, mas com visual antigo

Modelo reestilizado, que mercará a chegada da linha 2025, só deverá chegar ao mercado em maio

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Mudanças no design concentram-se na dianteira
Mudanças no design concentram-se na dianteira Foto: Volkswagen/Divulgação

Depois de uma interrupção nas atividades da fábrica de São José dos Pinhais (PR), que começou em 26 de fevereiro e terminou em 19 de março, a Volkswagen voltou a produzir o T-Cross na unidade. Imaginava-se que a pausa serviria para adequar trabalhadores e maquinário à linha 2025 do modelo, que trará uma reestilização. No entanto, não foi isso que aconteceu: o SUV segue sendo manufaturado com o visual antigo.

De acordo com informações publicadas pelo site AutoEsporte, a Volkswagen realmente pretendia reativar as linhas de produção com o T-Cross reestilizado, mas o modelo acabou atrasando. A estimativa é que a fabricação da gama 2025 do SUV só comece dentro de aproximadamente 30 dias. Até lá, o SUV permanecerá sem qualquer tipo de mudança.

Como é necessário abastecer os concessionários após o início da produção, o plano da Volkswagen era lançar o T-Cross 2025 em meados de de abril. Agora, a previsão é que a chegada ao mercado ocorra na primeira quinzena de maio. O "detalhe" é que, anteriormente, o modelo já havia sofrido outro atraso: em um primeiro momento, o cronograma estabelecia o início da produção em janeiro, enquanto a apresentação ao público ficaria para fevereiro.

Assim sendo, o Volkswagen T-Cross 2025 chegará ao mercado brasileiro com um atraso de aproximadamente um ano em comparação à Europa. Por lá, o modelo está à venda desde meados do ano passado. Vale lembrar que, ainda neste ano, a marca alemã lançará também uma reestilização visual para a caminhonete Amarok, que, no exterior, ganhou uma geração completamente reprojetada. 

Como será o Volkswagen T-Cross 2025?

Painel do Volkswagen T-Cross reestilizado
No painel do T-Cross 2025, destaque para a nova central multimídia Foto: Volkswagen/Divulgação

A reestilização fará com que o Volkswagen T-Cross mude de maneira superficial. As mudanças concentram-se na dianteira, graças à adoção de um novo para-choque. Os faróis mantém o formato atual, mas passam a contar com filetes de LED, que se interligam graças à presença de uma linha luminosa na grade frontal, a exemplo do que já ocorre com o Taos.

Na traseira, também há novo para-choque e lanternas com nova disposição interna de luzes, enquanto as laterais exibem rodas redesenhadas. No interior, a novidade é uma central multimídia com mais funções de conectividade, além de tela maior. 

Sob o capô, nada muda. O Volkswagen T-Cross 2025 segue com os motores 1.0 turbo (200 TSI), com até 128cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e 1.4 turbo (250 TSI), com 150cv e 25,5kgfm, sempre associado ao câmbio automático de seis marchas. Uma uniade 1.5 turbo com sistema híbrido-leve está nos planos, mas só será adotado posteriormente.