UAI
Ascensão

Emplacamentos em fevereiro superam os 155 mil carros; confira o top 10

Crescimento do segundo mês do ano supera em mais de 35,5 mil unidades o mesmo período de 2023, e elétricos seguem ganhando força

Publicidade
Fiat Strada lidera o segmento de comerciais leves com mais de 8,5 mil unidades emplacadas
Fiat Strada lidera o segmento de comerciais leves com mais de 8,5 mil unidades emplacadas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O segundo mês do ano manteve a onda de crescimento que o mercado de automóveis vem experimentando nos últimos meses. É o que indica o balanço de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com os dados, 155.283 carros foram emplacados em fevereiro. Este número corresponde a um aumento de 35.524 unidades em relação aos dados do mesmo período do ano passado, e 3.227 unidades emplacada a mais do que janeiro. 

No acumulado do ano, 2024 já apresentou um crescimento de quase 23% em relação ao mesmo período de 2023. Este número corresponde a um aumento de 57.142 unidades emplacadas.  

Confira os números de fevereiro

 

Fiat Strada Ultra modelo 2024 branca estática de frente no asfalto
Fiat Strada segue sem preocupações na liderança Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Diferentemente de janeiro, em que os resultados positivos apareceram apenas para o Fiat Argo e para o Hyundai HB20, em fevereiro o ranking ficou mais equilibrado.

Dos 10 modelos mais emplacados, apenas a Fiat Strada manteve sua posição como líder geral entre automóveis e comerciais leves. Mas entre os outros modelos foram registradas variações. Entre os outros nove integrantes do top 10, seis subiram de posição e três sofreram quedas.

O primeiro modelo a mudar de lugar no ranking foi o Hyundai HB20. O hatch assumia a vice-liderança, mas acabou caindo quatro posições e, passou a ocupar o sexto lugar. No lugar dele ficou o VW Polo, que subiu uma posição. 

Outros dois modelos também sofreram quedas. São eles o Chevrolet Onix (8º), que saiu do quarto lugar para o oitavo, e o Hyundai Creta (7º), que caiu duas posições, assumindo o sétimo lugar do ranking.

 

Compactos de entrada - Citroen C3, Fiat Mobi e Renault Kwid - são vendidos com preços promocionais
Renault Kwid alavancou número de emplacamentos em fevereiro Foto: Jorge Lopes EM D.A Press

Para o restante dos modelos, as alterações foram positivas. Fiat Argo (3º), Fiat Mobi (4º), Renault Kwid (5º), VW Saveiro (9º) e Jeep Compass (10º) subiram de posição no ranking. 

Entre as movimentações registradas, o maior destaque ficou com o subcompacto Renault Kwid, que subiu 10 posições e assumiu o quinto lugar da lista. 

Confira a quantidade de unidades emplacadas em fevereiro

Posição Modelo Unidades emplacadas
Fiat Strada 8.568
VW Polo 8.063
Fiat Argo 6.507
Fiat Mobi  6.288
Renault Kwid 6.046
Hyundai HB20 5.287
Hyundai Creta 4.385
Chevrolet Onix 4.299
VW Saveiro 4.127
10º Jeep Compass 4.074 

Apesar de não estarem no top 10, busca por eletrificados aumentou

 

Elon Musk, CEO da Tesla, declarou que montadoras chinesas vão demolir marchas tradicionais, caso não sejam adotadas barreiras comerciais.
BYD foi a montadora com maior participação nos emplacamentos de eletrificados Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

De acordo com a Fenabrave, fevereiro de 2024 registrou um aumento significativo nos emplacamentos de eletrificados (híbridos e elétricos). 

Se comparado a fevereiro do ano passado, o segundo mês do ano registrou um aumento de 146,5% no número de emplacamentos, ou seja, 6.168 unidades. No acumulado, o aumento foi ainda mais notável, chegando a 157,6% ou 13.676 unidades.  

Em relação a janeiro, porém, os emplacamentos de carros eletrificados registraram quedas, tanto para os híbridos quanto para os elétricos. Ao todo, a queda foi de 13,3%, o que corresponde a 1.596 unidades a menos.