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INDÚSTRIA

Volkswagen suspende produção do T-Cross em fábrica no Paraná

Funcionários da unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) receberão férias coletivas durante 20 dias

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Unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) produz o T-Cross
Unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) produz o T-Cross Foto: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen concederá férias coletivas aos funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross. A pausa envolverá os dois turnos de trabalho e ocorrerá entre 26 de fevereiro e 18 de março, totalizando um período de 20 dias. 

As informações foram confirmadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e publicadas em primeira mão pelo site Automotive Business. Além de produzir o Volkswagen T-Cross, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) ainda monta dois SUVs da Audi: Q3 e Q3 Sportback, ambos em esquema Semi Knock Down (SKD). 

Ainda segundo informações do Automotive Business, o sindicato informou que o período de férias coletivas já estava previsto e tem o objetivo de ajustar do ritmo das linhas de produção à demanda dos consumidores. Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) emprega cerca de 2.200 trabalhadores.

Fábrica produzirá Volkswagen T-Cross reestilizado

 

Volkswagen T-Cross reestilizado amarelo em movimento em rodovia asfaltada
T-Cross reestilizado já está à venda no exterior; no Brasil, marcará a chegada da linha 2025 Foto: Volkswagen/Divulgação

Embora ainda não existam informações oficiais, é possível que a Volkswagen aproveite as férias coletivas para adaptar a linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR) ao T-Cross 2025. Nesse ponto, cabe destacar que o SUV compacto receberá uma reestilização, que modificará, em especial, a dianteira. Assim, o visual ficará idêntico ao similar europeu. 

Mesmo se não houver relação entre as férias coletivas na fábrica da Volkswagen e a reestilização do T-Cross, a questão é que o modelo atualizado deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre. Além das alterações externas, o modelo deverá ter alguns aprimoramentos no acabamento interno: é possível, ainda, que surja uma nova versão de entrada, equipada com a versão menos potente do motor 1.0 turbo, conhecida como 170 TSI, que já equipa Polo e Virtus. 

Nova picape está a caminho

Vale lembrar que a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) deverá produzir, em breve, um novo produto: a inédita picape derivada do T-Cross, que já foi mostrada em uma versão conceitual, com o nome de Tarok. Trata-se de um modelo com porte entre o das atuais Saveiro e Amarok, para competir diretamente com Fiat Toto, Chevrolet Montana e Renault Oroch. Porém, nesse caso, o lançamento não ocorrerá antes de 2025.