UAI
Mudanças na vistoria

Vistoria veicular passa a ser terceirizada em Minas Gerais

Governo de Minas publica portaria que credencia empresas para a realização de vistorias veiculares no estado

Publicidade
Vistoria Veicular passará a ser terceirizado em Minas Gerais
Vistoria Veicular passará a ser terceirizado em Minas Gerais Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Mais de 400 Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) já estão aptas a realizar suas ações em mais de 170 municípios em Minas Gerais. O serviço de avaliação das condições do veículo passa, agora, a ser terceirizado.

Implementada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), o antigo Detran, a medida visa ampliar a oferta e melhorar o serviço, além da geração de novos postos de trabalho.

Outra vantagem é a de liberar a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) da atividade de vistoria. Isso fará com que o órgão de segurança possa realizar suas atividades principais com maior dedicação.

Reforçando o objetivo de aprimorar a prestação de serviços, o chefe de Trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas, comenta que:

"Trabalhamos com prioridade nesse projeto pelo potencial dele de benefício à população. Com a transição que estamos iniciando, iremos ampliar a capacidade de atendimento em todo o estado, permitindo que o serviço fique mais próximo do cidadão"
por Lucas Vilas Boas, chefe de Trânsito da CET-MG

Mesmo com essa expansão, o CET-MG realizará outros trabalhos para ampliar ainda mais os serviços prestados pela coordenadoria.

Como solicitar o serviço

Para aqueles que buscam solicitar a vistoria de seu veículo, é necessário seguir esses passos:

  • Entrar no site do CET-MG e solicitar o serviço desejado, para isso é necessário preencher o formulário eletrônico.
  • Assim, será gerado um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 130,96 pago ao governo.
  • O serviço de vistoria, de preço R$ 115,85, será pago por quem solicitou diretamente à ECV.
  • Após os pagamentos, o usuário aguarda a compensação bancária – por Pix é compensado imediatamente – para solicitar a vistoria.
  • Para solicitar o agendamento, acesse a aba “Veículos” no site da CET-MG e clique em “Agendamento de Vistoria nas ECVs”, então o cidadão deve preencher outro formulário.
  • Depois, é necessário escolher a ECV, dia e horário desejados para a prestação do serviço.

Com o serviço realizado, é necessário apresentar o Laudo de Vistoria e documentos requisitados ao Ciretran ou Unidade de Atendimento Integrado (UAI), para assim concluir o procedimento.

Para aqueles que já tinham vistorias agendadas nas Ciretrans não será necessário fazer novo agendamento. Apenas demandas feitas a partir de 15/12 serão direcionadas às ECVs.

Caso ocorra alguma dúvida, o cidadão poderá entrar em contato por meio do telefone do LigMinas 155 ou por meio de atendimento virtual disponibilizado no site www.transito.mg.gov.br.