Motoristas brasileiros e a paixão por carros potentes sempre caminharam lado a lado. Porém, a chegada dos carros elétricos "populares" ao mercado nacional trouxe uma dúvida: os modelos mais acessíveis tem motores "fortes" o suficiente para dar conta do recado?
A resposta é, depende. Isso por que, elétricos como Renault Kwid E-Tech e BYD Dolphin, apesar de ainda lidarem com muitos problemas estruturais no país, podem ser uma boa estratégia de economia, já que têm preço competitivo e entregam potência suficiente para o trânsito urbano no dia a dia.
Pensando nisso, nós separamos as cinco opções de carros elétricos com maior potência, dentre os mais baratos, cujos valores variam de R$ 120 mil a R$ 215 mil. Confira a seguir:
Fiat 500e
O primeiro lugar da nossa lista fica com o Fiat 500e. Dentre os elétricos, ele é o quinto mais barato do Brasil e pertence a um segundo degrau do segmento, que representa veículos com desempenho um pouco melhor.
O motor do elétrico tem 118cv e 22,4kgfm de torque. De acordo com o ciclo do Inmetro, o modelo também tem autonomia de 227 quilômetros, com uma única carga. O hatch está disponível no mercado brasileiro a partir de R$ 214.990.
BYD Dolphin
Apesar do peso de quase 1,5 tonelada, o BYD Dolphin é o segundo modelo da nossa lista, com 23cv a menos que o líder. O "golfinho" é equipado com motor elétrico de 95cv e 18,35kgfm de torque.
Coincidentemente, o hatch também é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil e está disponível no mercado nacional a partir de R$ 149,8 mil.
Renault Kwid E-Tech
O Kwid E-Tech também está entre os carros elétricos mais baratos do país, sendo vendido a partir de R$ 139.990. Porém, quando o assunto é potência, o modelo já tem números bem mais distantes do segundo lugar.
O motor elétrico do hatch entrega 65cv e 11,5kgfm, ganhando a medalha de bronze dentre os populares mais potentes.
Jac E-JS1
Em penúltimo lugar temos o Jac E-JS1, que tem potência muito próxima do Renault Kwid E-Tech. Esse modelo tem motor de 62cv de potência e 15,3kgfm de torque.
A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 10,7 segundos e a bateria de 30kWh proporciona autonomia de 161 quilômetros pelo ciclo do Inmetro. O modelo está disponível no mercado nacional por R$ 126.990.
Caoa Chery iCar
Fechando a lista temos o carro elétrico mais barato do Brasil, o Caoa Chery iCar. O hatch é vendido a partir de R$ 119.990 e perde por muito pouco para o quarto colocado.
Isso por que o elétrico tem motor de 61cv e 15,3kgfm de torque. Além disso, o iCar é equipado com bateria de íon de lítio de 30,8kWh e promete autonomia de 197 quilômetros, pelas medições do Inmetro.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!