Quem dirige pelas vias da capital paulista deve ter percebido que alguns semáforos passaram a trazer uma moldura com contorno amarelo. Mas o que isso significa? Em entrevista à equipe do Uol, o gerente de iluminação pública da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), Mauricio Nastari, explicou detalhes sobre os novos semáforos.
Segundo o gerente, são semáforos "inteligentes", com foco na redução dos congestionamentos e também na diminuição do tempo de reparo em eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito. Esses equipamentos utilizam sistema adaptativo em tempo real capaz de transformar imagens captadas por câmeras integradas em dados e, por meio de algoritmos, ajustar o tempo de abertura dos semáforos de acordo com a quantidade de carros, garantindo maior fluidez no tráfego.
Quais as inovações do sistema de semáforos inteligentes?
Nos novos semáforos da capital paulista, os tempos máximo e mínimo de acionamento das luzes são programados previamente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e são ajustados pelo próprio semáforo para melhorar o fluxo de veículos, podendo reduzir ou ampliar o tempo conforme a demanda. Ou seja, o "acelera e para" do trânsito cotidiano diminuirá para os motoristas de São Paulo.
Além disso, essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET, por meio de uma central de controle. Essa alteração pode ser localizada ou atuar de forma mais geral, já que os semáforos conversam entre si e são sincronizados de acordo com a via e suas adjacências, para garantir a fluidez do trânsito como um todo.
Onde estão localizados os semáforos inteligentes na capital paulista?
Os novos semáforos começaram a ser instalados no início do segundo semestre deste ano. Até o momento, a tecnologia já está disponível em 152 semáforos do município, distribuídos nas regiões das avenidas Doutor Arnaldo, Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Armando Sales, Pompeia, Vila Olímpia e Gabriel Monteiro.
Segundo a SP Regula, a nova tecnologia deve estar presente em 270 cruzamentos até o fim de 2023, e nos próximos três anos, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados pelos novos.