UAI
Um clássico!

Stock Car: Mineirão volta a ser palco de corridas em BH

Confederação Brasileira de Automobilismo confirmou que a capital mineira vai sediar uma etapa da Stock Car em 2024

Publicidade
Evento chegou a atrair 150 mil pessoas
Evento chegou a atrair 150 mil pessoas Foto: Arquivo EM

Nos anos 1960 e 1970, Belo Horizonte foi cenário de várias corridas de rua, chegando a reunir no entorno do Mineirão, palco do evento, 150 mil pessoas, que iam ver de perto pilotos consagrados como Toninho da Matta, os irmão Wilson e Emerson Fittipaldi, e tantos outros.

Pois, 50 anos depois dessa febre, Belo Horizonte volta a receber os melhores pilotos do Brasil em uma etapa da Stock Car. Para melhorar, a prova será realizada em um circuito de rua próximo ao Mineirão, conforme confirmou Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Stock Car no Mineirão será um grande evento

Corrida de rua volta ao Mineirão, em Belo Horizonte, com etapa da Stock Car em 2024
Opala de Toninho da Matta tinha mais de 400cv de potência Foto: Arquivo EM

"Se realizado, vamos conseguir fazer um dos grandes eventos que a cidade já viu. A ideia é fazer não só a corrida da Stock Car, é fazer um festival, um evento marcante. Sem dúvidas, vai ser a corrida mais bonita da Stock Car. As imagens aéreas que podemos obter da Pampulha, do Mineirão. A ideia é fazer uma festa para a família. Um festival gastronômico, com artistas. Ao fim do evento, a gente quer fazer um grande show musical", disse o advogado e empresário Sérgio Sette Câmara, um dos idealizadores do projeto, à Itatiaia.

Porém, é preciso ter um pouco de paciência para o retorno das corridas ao Mineirão. É que a inclusão da capital mineira no calendário da Stock Car é válida para a temporada 2024, provavelmente no mês de agosto. Agora, a organização da Stock Car está captando patrocinadores para a etapa de Belo Horizonte. O circuito de rua do Mineirão também precisa ser homologado. Vale lembrar que Minas Gerais já recebeu etapas da Stock Car no Circuito dos Cristais, em Curvelo, na Região Central do estado.

Belo Horizonte tem tradição em corridas

Entre os carros que fizeram história no antigo circuito do Mineirão, em Belo Horizonte, estão o aclamado Opala de número 21  de Toninho da Matta, com mais de 400cv de potência, o Fusca de dois motores comandado por Wilson Fittipaldi e o Corcel 74 pilotado por Emerson Fittipaldi e pelo editor do VRUM, Boris Feldman.