UAI
motocicletas

Mercado de duas rodas tem maior produção acumulada dos últimos 10 anos

Produção de 2023 já atingiu a marca de 1,32 milhão de unidades em 2023

Publicidade
Crescimento registrado em 2023 está alinhado às projeções da Abraciclo
Crescimento registrado em 2023 está alinhado às projeções da Abraciclo Foto: Internet / Reprodução

De acordo com a Associação Brasileira dos fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares (Abraciclo), a produção das fabricantes do setor instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM), em 2023, chegou a 1,323 milhão de unidades produzidas. Este é o maior volume fabricado nos últimos 10 anos e, se comparado ao acumulado de 2022, houve crescimento de 10,4% na produção.

Este percentual de crescimento da indústria do segmento de duas rodas está de acordo com as expectativas do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, que anseia pela manutenção do crescimento até o final do ano. “A indústria opera dentro do que foi planejado e segue o seu ritmo de produção para atender à demanda do mercado, que continua em alta”, afirma. 

Quais fabricantes fazem parte da Abraciclo?

 

Duas motos Kwasaki
Kawasaki é uma das marcas associadas da Abraciclo Foto: Kawasaki / Divulgação

Segundo o site da Abraciclo, as fabricantes de veículos de duas rodas BMW Motorrad, Caloi, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Houston, JTZ, Kawasaki, OGGI, Sense, Suzuki, Triumph e Yamaha estão concentradas no Polo Industrial de Manaus (AM).

Apesar das expectativas, qual a realidade do mercado?

Mesmo com o maior nível de produção acumulada, o mês de outubro apresentou uma desaceleração de 4,4% em relação ao décimo mês do ano passado. Ao todo foram 131,3 mil motocicletas fabricadas. Se comparado ao mês de setembro deste ano, a queda na produção foi ainda maior, totalizando 6,4% de redução.

Diante deste cenário, é possível compreender que a produção em alta no ano de 2023 foi alavancada pela demanda reprimida do mercado interno. Isso porque, o número de vendas avançou 19,2% em relação aos 10 primeiros meses de 2022, totalizando 1,319 mil motocicletas emplacadas. Somente em outubro foram vendidas 137,7 mil motocicletas, volume 14,5% superior ao mesmo mês do ano passado, e 2% maior do que as vendas de setembro deste ano.

Já as exportações deixam a desejar em 2023. Com queda de 36,2% no acumulado de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao ano passado, apenas 30,4 mil unidades foram exportadas. Além disso, apenas duas mil motocicletas foram exportadas em outubro de 2023, o que representa uma queda de 50,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, e alta de 60,3% sobre setembro.

Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion também!