Segundo a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), em outubro, as 10 marcas que fazem parte da associação – McLaren, Aston Martin, BYD, Volvo, Suzuki, Porsche, Land Rover, Kia, Jaguar e Jac Motors – apresentaram alta de 17,6% em suas vendas, totalizando 719 unidades a mais que o mês anterior. Em setembro, foram licenciadas 4.089 veículos contra 4.808 de outubro.
Se considerarmos somente os resultados das unidades importadas, o mês de outubro apresentou crescimento de 20,5% em relação a setembro. Já em relação ao décimo mês do ano passado, os importados apresentaram alta de 192,9% nos licenciamentos e os nacionais apresentaram queda de 23%.
E no acumulado?
Com esse desempenho do décimo mês de 2023, o acumulado de janeiro a outubro, dos veículos importados e da produção nacional, atingiu a marca de 29.436 unidades. Isso significa uma alta de 75,1% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve apenas 16.811 veículos licenciados.
Além disso, se considerarmos apenas os dados das unidades importadas, o acumulado de 10 meses apresenta um resultado ainda melhor, com crescimento de 92,3%. Esse aumento corresponde a 27.963 unidades deste ano contra 14.538 unidades no mesmo período de 2022. No entanto, a produção local apresentou queda de 35,2%, fechando o décimo mês do ano com apenas 1.473 unidades.
Segundo avaliação do presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), João Henrique Garbin de Oliveira,"a gradual recuperação econômica do país, aliada à transição tecnológica pautada no crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos híbridos e elétricos, mais uma vez determinou o desempenho positivo nas vendas de veículos importados no mês passado", pontua.
E como fica a participação da ABEIFA no mercado?
Segundo dados da associação, no último mês de outubro, a participação das associadas à Abeifa foi de 2,33% do mercado total de automóveis e comerciais leves, totalizando 206.669 unidades. Se consideradas somente as 4.652 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 2,25% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 155 veículos, significaram marketshare de 0,08%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 1,69%.
Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion também!