A atual crise do mercado automotivo – decorrente, especialmente, da escassez global de semicondutores e dispositivos eletrônicos – jogou os preços dos carros usados lá em cima. No entanto, mesmo com essa supervalorização, os brasileiros, aparentemente, não estão dispostos a largar mão desses veículos: as vendas caíram em 2022, mas continuam expressivas.
Diante disso, a Mobiauto, plataforma on-line que trabalha facilitando a experiência de compra e venda de automóveis, realizou, a partir de sua base de dados, um levantamento que apurou os 10 carros usados mais procurados por consumidores em sua plataforma em cada região do Brasil.
Confira o ranking em Minas Gerais:
Modelo Ano Acessos Chevrolet Monza 1995 0,88% Fiat Palio 2015 0,74% Ford Ka 2020 0,70% Fiat Palio 2008 0,61% Fiat Siena 2010 0,50% Ford Ka 2013 0,49% Chevrolet Onix 2019 0,49% Renault Kwid 2019 0,49% Fiat Uno 2012 0,48% Renault Kwid 2020 0,48%
Pela tabela, é curioso observar como um modelo antigo, ainda da década de 1990, o Chevrolet Monza, se posiciona como o usado mais procurado atualmente, ainda depois de tantos anos.
No entanto, quando o mesmo levantamento é feito, mas somando-se todos os anos em que os modelos estiveram disponíveis (ou seja, desconsiderando-se a categoria ano/modelo), o cenário é outro:
Modelo Acessos Fiat Palio 3,97% Ford Ka 3,85% Fiat Strada 3,62% Volkswagen Gol 3,41% Volkswagen Saveiro 2,71% Volkswagen Fox 2,52% Ford EcoSport 2,40% Chevrolet Onix 2,37% Toyota Corolla 2,30% Fiat Uno 2,28%
Por que separar as buscas dos carros usados por região?
Segundo a empresa, a regionalização das buscas é necessária porque o Brasil, ao longo de todo o seu território, é um país extremamente diverso – em termos sócio-econômico, em hábitos de consumo etc.
Nada mais natural do que regionalizarmos esse levantamento, visto que há profundas variações também nas principais opções de compras dos motoristas brasileiros. Veja esse exemplo: o carro mais procurado no Ceará nem aparece na lista dos 10 principais do Rio Grande do Norte. E são estados vizinhos”.
Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto
Ainda de acordo com o executivo, as diferenças marcantes na performance de carros usados em uma região e outra podem ser indicativos da força dos pontos de vendas locais (as redes de concessionárias).
“Nós sempre damos uma importância exacerbada ao produto e à estratégia das montadoras, mas nos esquecemos da força dos pontos de venda, que, na minha opinião, são os grandes responsáveis por ditar a performance na venda dos modelos zero qilômetro. O sucesso de um determinado modelo entre os seminovos é decorrência disso".
Sant Clair Castro Jr.
O levantamento serve de orientação para o consumidor
Sob o ponto de vista financeiro, o levantamento exclusivo da Mobiauto sobre as buscas de carros usados traz um esboço do mapa de “melhores negócios”, o qual serve de orientação para o consumidor.
Isso porque, antes de comprar um usado, é importante conhecer a performance do modelo no país – e, principalmente, na região onde o cliente reside.
Você conhece o canal do VRUM no Youtube?