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Anteriores à Montana RS: veja 10 caminhonetes com pose de esportivas

Mercado brasileiro já teve várias picapes com esse tipo de proposta: algumas delas até receberam uma dose extra de potência, mas outras restringiam a agressividade só ao visual

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Chevrolet Montana versão RS tem cara de esportivo
Chevrolet Montana versão RS tem cara de esportivo Foto: Chevrolet / Divulgação

A última novidade da Chevrolet para o mercado brasileiro é uma versão RS para a picape Montana. Essa configuração traz visual um pouco mais arrojado, mas tem mecânica idêntica à do restante da gama. É, portanto, um faz-de-conta: trata-se de um veículo agressivo apenas na aparência. Porém, o caso é que, ao longo da história, o mercado brasileiro teve várias caminhonetes que só aparentam ser esportivas.

Caminhonetes esportivas

O VRUM pegou carona no lançamento da Chevrolet Montana RS para lembrar 10 caminhonetes com propostas esportivas já vendidas no país. Algumas delas até tinham, de fato, maior potência ou dirigibilidade mais afiada que as das demais versões, mas outras já se utilizavam da fórmula de apresentar agressividade apenas no visual. Confira o listão!

1- Chevrolet Montana Sport

Chevrolet Montana Sport 2006 prata de frente estacionada
As duas primeiras gerações da Montana tiveram a versão Sport

Pois é, muito antes do lançamento da versão RS, a própria Chevrolet Montana já teve, no passado, uma configuração com proposta semelhante. Era a Sport, que surgiu em 2003, junto com a primeira geração. Inicialmente, o motor era 1.8 de 109cv, mas, em 2005, a potência chegou a 114cv. Em 2009, veio a opção do propulsor 1.4 de 105cv, que passou a ser o único na Montana Sport da segunda linhagem, em 2010.

2- Chevrolet Corsa Sport

Chevrolet Corsa pickup 2002 prata de frente estacionada
Corsa Sport trazia faróis com máscaras negras e rodas de liga leve

Antes mesmo do lançamento da primeira Montana, que, por sua vez, antecipou a versão RS em nada menos do que 20 anos, a Chevrolet já usava a sigla Sport em outra caminhonete: a Corsa Pick-up. Essa opção passou a integrar a gama em 2001 e, assim como as sucessoras, não tinha alterações mecânicas em relação às demais versões. Nesse caso, o motor era um 1.6 de 92cv.

3- Volkswagen Saveiro TSi

Volkswagen Saveiro TSI 2.0 1999 verde de frente estacionada
Antes de usar a denominação TSi para designar motores turbo, sigla foi aplicada a versão esportiva

Até que, quando chegou ao mercado, em 1998, a versão TSi era, de fato, esportiva em relação ao restante da gama Saveiro. Isso, porque era a única a dispor do motor 2.0 de 112cv, potência que não impressiona atualmente, mas que era generosa para os padrões da época. De qualquer modo, após a reestilização da linha 2000, a Volkswagen equipou a versão Plus com essa mesma motorização.

4- Volkswagen Saveiro Pepper

Volkswagen Saveiro Pepper 2018 branca de frente em movimento
Saveiro Pepper não trazia modificações técnicas

Ao contrário da Saveiro TSi, que tinha algum apelo realmente esportivo, a versão Pepper se diferenciava unicamente pelo visual. Essa opção, que surgiu em 2017, tinha o mesmíssimo conjunto mecânico do restante da gama, capitaneado pelo motor 1.6 de 104cv. Era menos potente até que a versão Cross, de proposta off-road, que entregava 120cv.

5- Ford Pampa S

Ford Pampa 1.8S de traseira estacionada
Pampa 1.8 S tinha faixas laterais, santantônio e rodas de aço estampado herdadas do Corcel

Uma das pioneiras entre as caminhonetes "esportivas" é a Ford Pampa S, cujo lançamento data de 1991 (exatos 32 anos antes da Chevrolet Montana RS). O motor 1.8 rendia 80cv, número satisfatório na época, mas não era exclusivo: podia vir em toda a linha, desde a configuração de entrada L. Ao menos, além do visual atraente, o modelo trazia painel completíssimo, com seis mostradores, e faróis de neblina.

6- Ford Courier Sport

Ford Courier Sport prata de frente estacionada
Courier Sport era outra que não tinha quais quer modificações mecânicas

A Ford repetiu a receita da Pampa S na Courier Sport, de 2001. Na realidade, em comparação à antecessora, a caminhonete mais nova tinha até visual discreto: as rodas de liga leve de 14 polegadas consistiam em um dos poucos diferenciais. O motor 1.6 não trazia quaisquer diferenças em relação às demais versões e entregava 95cv.

7- Ford Ranger Sport

Ford Ranger Sport 2008 vermelha de frente estacionada
Ranger Sport exibia decoração discreta

Sim, versões esportivas apenas no visual existiram até entre as caminhonetes médias. A Ranger também teve a opção Sport, a partir de 2007, que vinha sempre com a extinta carroceria de cabine simples. O motor era um 2.3 a gasolina de 150cv. Essa opção permaneceu em linha por alguns anos e chegou a ser relançada na geração seguinte, com um 2.5 flex de 173cv.

8- Fiat Strada Sporting

Fiat Strada Sporting 2011 vermelha de frente em movimento
Com motor 1.8 de 132cv e suspensão mais baixa, Strada Sporting tinha dirigibilidade interessante

Outra caminhonete que de fato conseguia entregar alguma esportividade era a Strada Sporting, de 2010. É verdade que o motor 1.8 de 132cv não era exclusivo: vinha também na versão Adventure, que tinha suspensão bem mais alta e, consequentemente, ficava em desvantagem quanto à estabilidade em curvas e até ao desempenho. Apesar de entregar dirigibilidade afiada no asfalto, essa opção durou pouco.

9- Fiat Strada LX

Fiat Strada LX 1999 de frente estacionada
Inicialmente, versão LX era a top de linha da Strada

Nos primórdios da chegada ao mercado, em 1998, a Strada já disponibilizava uma versão esportiva. Era a LX, a única então equipada com o motor 1.6 16V de 106cv, que proporcionava desempenho interessante. Em 2002, quando a picape compacta estreou a primeira reestilização, essa configuração deixou de ser fabricada, e o propulsor foi herdado pela Adventure.

10- Fiat Fiorino Pick-up LX

Fiat Fiorino Pickup LX de frente estacionada
Fiorino LX marcou a década de 90

A Fiat levou mais a sério a ideia de dar, de fato, alguma esportividade às picapes de visual mais "quente" desde quando ela própria inaugurou essa categoria no país, com a Fiorino LX. Tal opção chegou ao mercado em 1989, com motor 1.5 de 71cv, mas já no ano seguinte entrava em cena o 1.6 Sevel de 82cv. O lançamento da Chevrolet Montana RS mostra que, 34 anos depois, essa fórmula continua atual.