A última novidade da Chevrolet para o mercado brasileiro é uma versão RS para a picape Montana. Essa configuração traz visual um pouco mais arrojado, mas tem mecânica idêntica à do restante da gama. É, portanto, um faz-de-conta: trata-se de um veículo agressivo apenas na aparência. Porém, o caso é que, ao longo da história, o mercado brasileiro teve várias caminhonetes que só aparentam ser esportivas.
Caminhonetes esportivas
O VRUM pegou carona no lançamento da Chevrolet Montana RS para lembrar 10 caminhonetes com propostas esportivas já vendidas no país. Algumas delas até tinham, de fato, maior potência ou dirigibilidade mais afiada que as das demais versões, mas outras já se utilizavam da fórmula de apresentar agressividade apenas no visual. Confira o listão!
1- Chevrolet Montana Sport
Pois é, muito antes do lançamento da versão RS, a própria Chevrolet Montana já teve, no passado, uma configuração com proposta semelhante. Era a Sport, que surgiu em 2003, junto com a primeira geração. Inicialmente, o motor era 1.8 de 109cv, mas, em 2005, a potência chegou a 114cv. Em 2009, veio a opção do propulsor 1.4 de 105cv, que passou a ser o único na Montana Sport da segunda linhagem, em 2010.
2- Chevrolet Corsa Sport
Antes mesmo do lançamento da primeira Montana, que, por sua vez, antecipou a versão RS em nada menos do que 20 anos, a Chevrolet já usava a sigla Sport em outra caminhonete: a Corsa Pick-up. Essa opção passou a integrar a gama em 2001 e, assim como as sucessoras, não tinha alterações mecânicas em relação às demais versões. Nesse caso, o motor era um 1.6 de 92cv.
3- Volkswagen Saveiro TSi
Até que, quando chegou ao mercado, em 1998, a versão TSi era, de fato, esportiva em relação ao restante da gama Saveiro. Isso, porque era a única a dispor do motor 2.0 de 112cv, potência que não impressiona atualmente, mas que era generosa para os padrões da época. De qualquer modo, após a reestilização da linha 2000, a Volkswagen equipou a versão Plus com essa mesma motorização.
4- Volkswagen Saveiro Pepper
Ao contrário da Saveiro TSi, que tinha algum apelo realmente esportivo, a versão Pepper se diferenciava unicamente pelo visual. Essa opção, que surgiu em 2017, tinha o mesmíssimo conjunto mecânico do restante da gama, capitaneado pelo motor 1.6 de 104cv. Era menos potente até que a versão Cross, de proposta off-road, que entregava 120cv.
5- Ford Pampa S
Uma das pioneiras entre as caminhonetes "esportivas" é a Ford Pampa S, cujo lançamento data de 1991 (exatos 32 anos antes da Chevrolet Montana RS). O motor 1.8 rendia 80cv, número satisfatório na época, mas não era exclusivo: podia vir em toda a linha, desde a configuração de entrada L. Ao menos, além do visual atraente, o modelo trazia painel completíssimo, com seis mostradores, e faróis de neblina.
6- Ford Courier Sport
A Ford repetiu a receita da Pampa S na Courier Sport, de 2001. Na realidade, em comparação à antecessora, a caminhonete mais nova tinha até visual discreto: as rodas de liga leve de 14 polegadas consistiam em um dos poucos diferenciais. O motor 1.6 não trazia quaisquer diferenças em relação às demais versões e entregava 95cv.
7- Ford Ranger Sport
Sim, versões esportivas apenas no visual existiram até entre as caminhonetes médias. A Ranger também teve a opção Sport, a partir de 2007, que vinha sempre com a extinta carroceria de cabine simples. O motor era um 2.3 a gasolina de 150cv. Essa opção permaneceu em linha por alguns anos e chegou a ser relançada na geração seguinte, com um 2.5 flex de 173cv.
8- Fiat Strada Sporting
Outra caminhonete que de fato conseguia entregar alguma esportividade era a Strada Sporting, de 2010. É verdade que o motor 1.8 de 132cv não era exclusivo: vinha também na versão Adventure, que tinha suspensão bem mais alta e, consequentemente, ficava em desvantagem quanto à estabilidade em curvas e até ao desempenho. Apesar de entregar dirigibilidade afiada no asfalto, essa opção durou pouco.
9- Fiat Strada LX
Nos primórdios da chegada ao mercado, em 1998, a Strada já disponibilizava uma versão esportiva. Era a LX, a única então equipada com o motor 1.6 16V de 106cv, que proporcionava desempenho interessante. Em 2002, quando a picape compacta estreou a primeira reestilização, essa configuração deixou de ser fabricada, e o propulsor foi herdado pela Adventure.
10- Fiat Fiorino Pick-up LX
A Fiat levou mais a sério a ideia de dar, de fato, alguma esportividade às picapes de visual mais "quente" desde quando ela própria inaugurou essa categoria no país, com a Fiorino LX. Tal opção chegou ao mercado em 1989, com motor 1.5 de 71cv, mas já no ano seguinte entrava em cena o 1.6 Sevel de 82cv. O lançamento da Chevrolet Montana RS mostra que, 34 anos depois, essa fórmula continua atual.
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