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Yamaha Tesseract - Moto ao quadrado

Nem motocicleta nem quadriciclo. Veículo experimental reúne características dos dois modelos, ressaltando as vantagens de cada um

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As quatro rodas permitem inclinações nas curvas

A Yamaha desenvolveu experimentalmente e apresentou no 40º Tóquio Motor Show, que terminou no domingo, o Tesseract. Trata-se de um veículo exótico, misto de moto e quadriciclo, que representa a materialização da mais pura "viagem" de seus projetistas, que puderam exercitar seus poderes de criação e inventividade. O novo veículo, entre outras inovações, está equipado com motorização híbrida de dois propulsores.

O motor principal é de dois cilindros em V, a gasolina, equipado com refrigeração líquida, injeção eletrônica. O segundo motor é elétrico e menor e fica alojado atrás do motor convencional, como auxiliar. A motorização híbrida funciona sincronizada, permitindo que o Tesseract também seja menos poluente. Além disso, tem tecnologia de suspensões inovadoras, que permite inclinação nas curvas, mesmo com as quatro rodas apoiadas no chão.

Parado
As suspensões possibilitam que o Tesseract funcione como se fosse uma motocicleta comum, com complicado sistema de hastes, braços e paralelogramos ligados a um quadro articulado. Este mesmo quadro, de forma prática, "trava" quando o Tesseract pára (em um sinal, por exemplo) ou estaciona, funcionando como um quadriciclo convencional. Assim, o piloto mantém os pés nos estribos, sem encostar no chão.

A propulsão é híbrida com dois motores, V2 convencional e elétrico


Basta acelerar (quando o sinal abre, por exemplo), para que o sistema desarme, reabilitando a mobilidade anterior. Sistema semelhante já é empregado no triciclo (com duas rodas dianteiras) Piaggio MP3, já vendido na Europa. Entretanto, o Tesseract adotou o conjunto também para as duas rodas traseiras. Segundo a montadora, a agilidade é semelhante à da motocicleta, já que a distância entre as rodas é estreita e não ultrapassa a largura do guidão.

Freio
Uma vantagem do sistema, segundo a montadora, é poder proporcionar maior aderência e segurança nas curvas, já que conta com apoio de quatro pneus, somados à inclinação de todo o conjunto para o lado de dentro da curva, como uma motocicleta convencional. Na hora de frear, a segurança também fica multiplica por dois, já que o Tesseract conta com freio a disco ventilado nas quatro rodas, que têm aros em liga leve e pneus esportivos sem câmara.

Para completar a mordomia do piloto, que pode circular sem pôr os pés no chão, o câmbio é automático, o painel digital e comandos de freio de cada eixo estão nos manetes. Além disso, banco e guidão proporcionam posição de pilotagem mais relaxada. Com quatro rodas, mas comportamento de moto, o nome Tesseract foi inspirado na figura geométrica espacial de um cubo, com quatro dimensões, delimitado por oito cubos. Teorias matemáticas à parte, pode-se dizer que o Tesseract é uma moto ao quadrado...