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Yamaha Neo renasce com desenho ousado e motor 125 um cilindro de 9,8cv de potência

Neo em grego significa novo. E essa é a proposta do Yamaha Neo 125, que chega renovado, com visual atrevido, freios combinados, porta-malas sob o banco e muita agilidade no trânsito

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Yamaha Neo renasce com desenho ousado e motor 125 um cilindro de 9,8cv de potência
Yamaha Neo renasce com desenho ousado e motor 125 um cilindro de 9,8cv de potência Foto: Yamaha Neo renasce com desenho ousado e motor 125 um cilindro de 9,8cv de potência

De São Paulo* - O chamado efeito seis rodas, com quatro do carro na garagem e mais duas da moto para rodar no dia a dia, driblando o trânsito, o custo do combustível e o transporte público, se transformou em um dos responsáveis pelo crescimento do segmento dos scooters, na contramão do mercado. De olho nisso, a Yamaha lançou o novo Neo 125, com um desenho bastante ousado, equipado com rodas de liga leve de 14 polegadas, sistema de freios combinados, iluminação com LEDs e facilidade para embarcar e desembarcar, com piso rebaixado e ausência do túnel central.

Com a facilidade de pilotagem, proporcionada pelo câmbio automático tipo CVT e a praticidade do porta-malas embaixo do banco, com capacidade de 14 litros, que comporta um capacete aberto ou pequenas compras e que pode ser aberto com um toque na própria chave de ignição, além de porta-luvas e gancho no escudo frontal, também vai atrair o público feminino. Um pacote urbano empurrado por um motor de um cilindro, com arrefecimento a ar forçado por ventoinha, que fornece 9,8cv a 8.000rpm e torque de 0,98kgfm a 5.500rpm.

ANDANDO O novo Neo 125 não lembra em nada o modelo “antigo”, que tinha túnel central alto, dificultando o embarque e desembarque. Também fica distante da falecida motoneta Crypton, equipada com câmbio rotativo mecânico. O novo modelo tem design com estilo bem asiático, com a frente bastante robusta, cheia de reentrâncias e vincos, quase um capô, além de dois faróis e grandes abas laterais que abrigam as setas dianteiras. A traseira é mais limpa, com alças para a garupa. Um conjunto para não passar despercebido e se destacar na multidão.

O porta-malas sob o banco tem capacidade de 14 litros



O painel é simples e tem a função Eco, que aponta a condução mais econômica

Na hora de acelerar, uma surpresa. O câmbio automático não é “preguiçoso” e responde na hora, com um acertado ajuste nas polias internas. Condição interessante no anda e para do trânsito. Além disso, o banco é confortável e o conjunto é bastante leve e esguio, apenas 92kg a seco, facilitando as mudanças de direção em baixas velocidades. Porém, os aros de 14 polegadas, mesmo com pneus sem câmara de perfil maior, sofrem na buraqueira e a suspensão dianteira convencional de 90mm de curso e a traseira de um amortecedor lateral de 80mm de curso também castigam o piloto.

SOCORRO Para brecar, o novo scooter tem freio a disco de 200mm de diâmetro na dianteira e tambor de 120mm na traseira. Entretanto, ao acionar o freio traseiro (manete esquerda), o dianteiro também entra em funcionamento, em um sistema batizado de Unified Brake System (UBS), de ação simplificada e mecânica, mas bastante precisa e segura. Já o painel é bem simples, com velocímetro, único hodômetro e marcador de combustível. Porém, tem uma luzinha “Eco” que acende quando a pilotagem é a ideal e econômica.

A pilotagem é fácil e ágil no trânsito. O piso baixo facilita o embarque e desembarque

O novo Neo 125 conta ainda com descanso lateral com sensor, que desliga o motor quando acionado, cavalete central para facilitar o estacionamento e manutenção. Mas o bocal do tanque de combustível fica embaixo do banco, obrigando o piloto a descer na hora do reabastecimento. Entretanto, em caso de pane ou qualquer outro problema, tem um sistema de socorro 24 horas em todo o Brasil. O modelo chega às concessionárias na segunda quinzena de outubro, com preço sugerido de R$ 7.990, nas cores vermelho, branco e cinza.

(*) Viajou a convite da Yamaha