A Yamaha ampliou a sua linha de motocicletas tetacilíndricas de acesso com a apresentação da FZ8, a irmã do meio da linha Fazer. Com um motor de 779 cm³, a naked conta com 106 cv de potência a 10 mil giros e 8,4 kgfm de torque disponíveis as 8 mil rpm. O motor da FZ8 e de sua versão carenada Fazer8, apresentada anteriormente, é baseado sobre o da FZ1, mas contam com um diâmetro menor e o mesmo curso, o que beneficia o torque em rotações baixas e médias. O câmbio é um mecânico de seis velocidades. A estrutura do chassi, do tipo Diamond, é feita em alumínio, o que garante um peso de 211 kg, dentro da média para motocicletas desta classe, uma medida que aumenta em 5 kg com a opção de freios ABS. Veja mais fotos da Yamaha FZ8!
As características técnicas explicitam a normalidade do projeto. As suspensões são convencionais, com braços telescópicos na dianteira e monobraço na traseira. A transmissão final é por corrente e os freios são a disco duplos na dianteira e simples na dianteira. As rodas são aro 17, com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Em estilo, a moto toma emprestados elementos característicos da linha, que se confunde em parte com a XJ6 da gama Diversion, que começou a ser produzida no Brasil há dois meses. Está lá o farol dianteiro em forma de escudo, com uma luz diurna na parte superior, e a lanterna em LED que colabora para afinar a rabeta. Mas, ao contrário da versão simplificada, o escape 4-1 fica posicionado no lado direito, em um amplo silenciador. E a posição de pilotagem promete conforto para a utilização diária, o alvo final dessa moto musculosa que custa 8.190 euros na Europa, o equivalente a R$ 19,8 mil no Brasil, valor insuficiente para comprar uma XJ6 por aqui.