Triumph lança no Brasil a Tiger Sport 660, feita para encarar as estradas

Equipado com meia carenagem, motor de três cilindros em linha, iluminação em LED e painel com tela TFT, modelo encara estradas e também o dia a dia

Triumph lança no Brasil a Tiger Sport 660, feita para encarar as estradas Equipado com meia carenagem, motor de três cilindros em linha, iluminação em LED e painel com tela TFT, modelo encara estradas e também o dia a dia

Para maior conforto na função turismo a distância entre-eixos foi aumentada e a balança da suspensão traseira é maior em 17mm

 

Depois de apresentar o modelo naked Trident 660, que já está confirmado para desembarcar no Brasil, a Triumph também lança a Tiger Sport 660. Uma motocicleta de média cilindrada vestida com meia carenagem e predicados para viagens, que, porém, usa a mesma base mecânica da irmã pelada, Trident 660. A coincidência é proposital, como forma de reduzir custos industriais e ao mesmo tempo ampliar a linha. Desta forma, embora ainda não confirmado, a nova Tiger Sport 660 também deve chegar em nosso mercado para disputar um segmento pouco explorado.

De um lado, as montadoras tem aumentado a cilindrada dos motores para compensar as exigências ambientais e de emissões, cada vez mais severas, que restringem o desempenho, e obter uma performance semelhante à dos modelos anteriores. De outro lado, a distância entre as motos de baixa e alta cilindrada vai aumentando, abrindo espaço para o “recheio”. Esta é a faixa da nova Turismo Esportiva Tiger 660. O motor tem a marca registrada da Triumph, com a arquitetura de três cilindros em linha, além de eletrônica.

A escape tem saída curta e baixa, centralizando as massas

Os faróis afilados em LED separam a tomada de ar

CORAÇÃO O propulsor, com exatos 659cm³, tem o acelerador ride-by-wire, quatro válvulas por cilindro, duplo comando e arrefecimento líquido. Também conta com dois mapas de motor: estrada (road) e chuva (rain), para pisos com pouca aderência. Além disso, também está equipada com o controle de tração, que pode ser desabilitado. A potência atinge 81cv a 10.250rpm e torque máximo de 6,5kgfm a 6.250rpm. Exatamente os mesmos números da irmã sem roupa Trident 660. Entretanto, o quadro e outros componentes sofreram ajustes.

O para-brisa pode ser regulado na altura manualmente

Para suportar mais peso, malas laterais, central e passageiro, o sub-quadro foi reforçado e ficou ligeiramente mais longo em relação ao do modelo Tridente 660. O quadro central, em tubos de aço, porém, é o mesmo. Outra mudança para maior conforto na função “turismo” foi o aumento da distância entre-eixos com uma balança da suspensão traseira maior 17mm. Com duplo braço, ancora um amortecedor do tipo mono, regulável remotamente na pré-carga, com 150mm de curso. Na frente, suspensão invertida Showa, com funções separadas, 41mm de diâmetro e 150mm de curso.

O painel em bloco único tem tela TFT e pode ser conectado ao celular

VIAGEM Para encarar as estradas, o para-brisa pode ser regulado na altura manualmente, apenas com uma das mãos e em movimento. A bagagem pode ser transportada em malas laterais removíveis, com capacidade de volume somado de 57 litros. A mala central tem capacidade de 47 litros e acomoda até dois capacetes do tipo fechado. Também pode ser equipada com quick shift, punhos com aquecimento, tomada do tipo USB sob o banco para recarregar eletrônicos e sensores de pressão dos pneus.

O motor com três cilindros em linha fornece 81cv

A mala central tem capacidade de 47 litros e acomoda até dois capacetes do tipo fechado

O painel em bloco único tem tela TFT e pode ser conectado ao celular e, por meio de aplicativo próprio (My Triumph), acessar navegação, chamadas, músicas e até a câmera GoPro. A capacidade do tanque foi ampliada de 14 para 17,2 litros em relação à Trident 660. As rodas são em liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara na medida 129/70 na dianteira e 180/55 na traseira. A iluminação é em LED, com duplo farol separando a tomada de ar central. O visual é completado com escape de saída baixa e curta. Os freios com ABS tem duplo disco de 310mm e pinças Nissin na dianteira e disco simples de 255mm na traseira.

As rodas são em liga leve com aro de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara na medida 129/70 na dianteira e 180/55 na traseira