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Tokens TRX 450 - Papa-terra

Modelo é montado no Brasil, com componentes importados de vários países, para reduzir custos, mantendo o desempenho e qualidade. Motor desenvolve 45cv de potência

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Nas trilhas, a Tokens TRX 450 fica à vontade

Com a experiência adquirida na importação, montagem e comercialização de minimotos, além de outros itens, a empresa Tokens, nascida em 2004 e instalada no coração do Brasil, em Goiânia (GO), partiu para um voo mais alto e ousado. Desenvolveu e está comercializando um modelo fora de estrada, batizado de TRX 450, pronto para encarar as trilhas, com projeto inspirado na clássica Honda CRFX 450 quatro tempos. A nova moto, entretanto, não é um simples clone do modelo japonês, embora use alguns componentes mecânicos e estéticos compatíveis com a nipônica, que o mercado mundial já oferece, com qualidade exigida e comprovada.

Segundo Rogério Domingues, seu idealizador, essa estratégia faz parte da globalização e é usada, entre outras, pela espanhola Gas Gas, que tem modelo com peças intercambiáveis com a Honda CR 250 e Yamaha WR 250. Para escolher os fornecedores, porém, adotou rigorosos padrões. O motor veio da China, mas os testes reprovaram pistão, anéis, biela e virabrequim, que foram substituídos por japoneses. Os discos de embreagem são americanos e as suspensões, tailandesas, Fast Ace, tipo exportação. Os discos de freio, tipo wave, têm pinça de duplo pistão na dianteira, com pastilhas da DR 450. Na traseira, sistema simples, com pastilhas da CRFX.

Alimentação

A tropa é abastecida com um carburador japonês Keihin FCR de 40mm, mas a taxa de compressão do motor, com 449cm³ e quatro válvulas, equipado com refrigeração líquida, foi reduzida de 12:1 para 10:1. Se por um lado a nova calibragem diminui a potência, por outro, permite respostas mais progressivas e suaves, além de melhorar o desempenho da partida elétrica, que não aboliu o pedal. A ponteira do escapamento, porém, da badalada marca FMF, recupera a perda, com declarados 45cv. Outro componente premium são os aros de rodas. Com 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, são em alumínio, da marca Excel.

Motor é alimentado por carburador e rende 45cv

O quadro, do tipo perimetral, também é de alumínio, baseado na mesma arquitetura e geometria da Honda CRFX 450, mas com acabamento das soldas esmerado, além de receber polimento e verniz de proteção, para melhorar a conservação. A ergonomia, entretanto, é diferente, já que a mesa e o guidão têm medidas diferentes. A balança da suspensão traseira, igualmente em alumínio, recebe o mesmo tratamento. A roupagem também é semelhante à do modelo japonês, inclusive com a mesma furação, mas os plásticos vieram de fornecedores europeus, de melhor qualidade. Já os adesivos foram desenvolvidos pela nacional Sigvisual.

Nacional

A linha de montagem começou a produzir efetivamente em junho de 2009 e tem capacidade instalada de 40 unidades por mês, embora o modelo experimental já vinha sendo testado desde setembro de 2008, para ajustar os componentes. Entre os fornecedores nacionais estão os pneus Rinaldi e a bateria Heliar. No futuro, a marca também pensa em diversificar a linha, produzindo um modelo de 250cm³, igualmente com motor do tipo quatro tempos. Considera ainda a possibilidade de transferir a produção para o polo industrial de Manaus, para se beneficiar dos incentivos fiscais da Zona Franca.

A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 300mm de curso. A suspensão traseira, mono, também tem 300mm de curso. O câmbio tem cinco marchas e o tanque comporta 8,5 litros. O peso a seco é de 107kg. O farol tem lâmpada de 35 watts e a corrente de transmissão é da marca KMC. Componentes como rolamentos, filtros e cabos também são compatíveis com os da CRFX 450, facilitando a manutenção. Embora não seja usual motos que podem ser destinadas a competição, como enduro, receberem garantia, a Tokens oferece três meses. A Tokens TRX 450 é vendida à vista por R$ 20 mil. Informações: (62) 3576-2111.