Lançada no Brasil em 94, a Suzuki GS 500E durou até 2004, quando subiu no telhado e foi retirada de linha. Agora, a Suzuki está relançando o modelo, equipado com motor de dois cilindros em linha, refrigeração a ar e 48 cv de potência, já como versão 2008, com alterações mínimas de estilo, mantendo a robustez e vocação street. Curiosamente, a moto saiu de linha quando o mercado mostrava sinais de reação, exatamente em seu segmento, que ficou sem modelo de média cilindrada.
O mercado tinha um verdadeiro ?buraco? depois dos modelos street de 250 cm³, que saltava para motos de 600 cm³ ou 650 cm³, impedindo a progressão de grande parte dos compradores em potencial. Este vácuo criou até distorção, valorizando os modelos usados de média cilindrada, ajudada pela Honda, que também retirou de linha o modelo CB 500, em 2003. Com o retorno da Suzuki GS 500E, a briga vai voltar, já que a concorrência (que também já teve a Kawasaki 500 ER-5) vai querer dividir o bolo.
Alterações
A ?nova? Suzuki GS 500E chega a partir de agosto, com o mesmo visual anterior, estilo naked, sem qualquer carenagem, com faróis e instrumentação assimétricos redondos, compostos por conta-giros, velocímetro e luzes de advertência. As diferenças são as setas, iguais às dos modelos esportivos GSX-R. O quadro, junto com o pára-lamas dianteiro, a carcaça do painel e a alça de apoio do passageiro, agora é pintado de preto, para conferir esportividade ao modelo. O grafismo e decoração do tanque e demais partes foram alterados.
A Suzuki, assim como as demais montadoras, queria disputar este segmento, mas as exigências ambientais cada vez mais rigorosas acabaram dificultando o retorno desses modelos. Tanto que oficialmente nem retirou o modelo da tabela de preços, apesar de, contraditoriamente, a moto estar fora de linha. Para solucionar a questão, vem com o sistema que envia ar fresco do filtro para o escape, queimando os gases residuais, mas reduzindo levemente a potência.
Mecânica
O motor de 487 cm³ tem dois cilindros paralelos, com refrigeração a ar e alimentação por carburador duplo, duas válvulas por cilindro, que fornece 48 cv a 9.200 rpm (o modelo anterior tinha 52 cv), e 4,1 kgfm a 7.500 rpm. O câmbio é de seis marchas e o peso a seco, de 173 kg. A suspensão dianteira é telescópica convencional, não regulável, enquanto a traseira é do tipo mono, com sete possibilidades de ajuste na pré carga da mola. O tanque comporta 20 litros de combustível, com 2,5 litros de reserva.
Os freios são a disco simples ventilados nas duas rodas, com 310 mm de diâmetro na dianteira e 250 mm na traseira. As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas, com pneus 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira. O quadro tem arquitetura em berço duplo, com vigas laterais retangulares em aço. O banco fica a 79 cm do chão. A nova Suzuki GS 500E é vendida nas cores preta e azul escuro. O preço sugerido é de R$ 21.235, sem frete. Informações: 0800 707-8020.
Suzuki GS 500E 2008 - Desceu do telhado
Suzuki relança o modelo de rua, com mesma mecânica simples, robusta e estilo atual, preenchendo lacuna de mercado carente de moto de média cilindrada