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Suzuki Burgman 400 - Salto no tempo

Versão 2010 do scooter chega com motor de um cilindro mais forte e potente, além de trazer modificações de estilo, com visual agressivo, e aumento da capacidade de carga

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Foto:

A roda dianteira de 14 polegadas substitui a antiga, de 13

O scooter Suzuki Burgman 400 é importado oficialmente para o Brasil desde 2001. O modelo é uma espécie de poltrona sobre rodas, oferecendo muito conforto e praticidade para deslocamentos urbanos, mas permaneceu sem alterações desde então. Com motor que permite um desempenho compatível às motocicletas de média cilindrada, também encara estradas, se necessário for. A versão 2010 está chegando a partir deste mês na rede de concessionárias autorizadas, finalmente com todos os aperfeiçoamentos já disponíveis no mercado europeu, por um preço sugerido de R$ 26.900.

No Velho Mundo, esse tipo de veículo é bastante usado. Por isso mesmo, são constantemente modernizados, para não perder terreno para a concorrência. No Brasil, os scooters ainda estão conquistando seu espaço, especialmente pela base, com modelos de baixa cilindrada. Já o Burgman 400, de média cilindrada, está praticamente sozinho em seu segmento. Dessa forma, sem as pressões comerciais, segue um ritmo próprio. Entretanto, chegou a hora da atualização, para corrigir a defasagem em todos os níveis. Do visual ao motor, passando pela ergonomia, indo direto para 2010.

Motor
O propulsor continua com um cilindro, injeção eletrônica de combustível, quatro válvulas e refrigeração líquida, mas a cilindrada passou de 485 cm³ para 400 cm³. Com isso, a potência saltou de 32 cv a 8.000 rpm para 34 cv a 7.300 rpm. Já o torque foi de 3,26 kgfm a 6.000 rpm para 3,9 kgfm a 5.800 rpm. Tanto o torque quanto a potência aparecem mais cedo, facilitando bastante a tocada, sobretudo no trânsito das grandes cidades. Ainda para facilitar a pilotagem, o Burgman 400 conta com câmbio automático do tipo CVT, mais suave e progressivo.


Com um motor maior, o tanque de combustível teve sua capacidade aumentada de 13 para 13,5 litros. Entretanto, o peso a seco também subiu de 184 kg para 199 kg. A embreagem automática e a partida elétrica foram conservadas, mas a capacidade de carga foi aumentada. Uma das grandes vantagens dos scooters, o porta-malas sob o banco, que permite levar compras ou guardar capacetes, tem no Burgman 400, versão 2010, um bom exemplo. O volume foi ampliado para 62 litros, comportando dois capacetes grandes.

Dirigibilidade
Também conta com mais três porta-luvas na saia dianteira. O maior, com capacidade de 10 litros, fechado com trinco de chave. Com o aumento do motor e capacidade de carga, as dimensões do quadro também foram alteradas. O comprimento aumentou 10 mm, passando para 2.270 mm, e o banco ficou 5 mm mais alto, passando para 710 mm em relação ao solo. Entretanto, a alteração mais significativa foi na roda dianteira. O modelo anterior tinha roda de liga leve aro 13 polegadas, e no novo é de 14 polegadas, mais apropriado para enfrentar as crateras da vida, melhorando a dirigibilidade.

As mordomias urbanas continuam no painel. Completo, tem marcador de nível de combustível, de consumo máximo, velocímetro, hodômetros total e parcial, temperaturas do líquido de arrefecimento e ambiente, relógio e contagiros. O conjunto de faróis dianteiros ganhou desenho assimétrico, mais agressivo, e conservou o para-brisas, para conforto aerodinâmico. Os freios dianteiros são a disco duplos, com 260 mm de diâmetro, e o traseiro é a disco simples, com 210 mm. A suspensão dianteira é telescópica e a traseira, mono, com sete possibilidades de regulagens. São quatro cores: azul, vermelho, cinza e preto.