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Sundown STX 200 - Encarando a poeira

Novo modelo pode ser usado tanto na cidade quanto na terra e tem aros e protetor de cárter em alumínio, freio a disco e painel com conta-giros e partida elétrica

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Depois de quase dois anos de ajustes, chegou ao mercado brasileiro o modelo Sundown STX 200, de uso misto: na cidade ou no campo. Apresentada como protótipo no Salão das Duas Rodas de 2005, com sua ?irmã? STX 200 Motard. Mas demorou mais tempo para chegar ao mercado. As duas compartilham o mesmo motor e muitos componentes técnicos, sendo, porém, destinadas a segmentos distintos. A pioneira Motard foi desenvolvida para o asfalto, enquanto a STX, também pode rodar na terra.

Trata-se de uma aposta interessante, já que as montadoras líderes (Honda e Yamaha) travam uma disputa direta no segmento das 250cm³, de uso misto, com os modelos Tornado e Lander, ou oferecem motos on-off entre 125cm³ e 150cm³, com a Yamaha XTZ 125 e Honda NXR Bros 150. Nenhuma 200cm³, como a nova Sundown STX 200, que pretende ocupar esse nicho, embora a marca, que se orgulha da agilidade e de ser a que mais cresce no país, tenha demorado mais de dois anos adaptando o modelo (com componentes importados da Ásia) ao mercado brasileiro.

Ferradura

O preço de mercado (R$ 8.9 mil) também fica entre os cobrados pelos modelos de 150cm³ e 250cm³ do segmento. Os aros são de alumínio, com roda de 21 polegadas na dianteira e de 18 na traseira. O protetor de cárter e a balança da suspensão traseira também são feitos de alumínio. Isso, contudo, não foi capaz de reduzir o peso, de 117kg a seco, considerado alto para um modelo de 200cm³, com vocação para também andar na terra. Para resolver a questão, a marca já está desenvolvendo um kit próprio, a ser vendido a quem quer andar preferencialmente no fora-de-estrada.

O modelo tem itens cobiçados, como freio a disco de 241mm de diâmetro, do tipo wave na dianteira, com cabo flexível, revestido com malha de aço tipo aeroquip, painel com conta-giros, protetor de guidão, partida elétrica, amortecedor traseiro do tipo mono, regulável com 200mm de curso, e reservatório de expansão. Contudo, acertando uma no cravo e outra na ferradura, tem freio a tambor (de 130mm) na traseira e uma sanfona de gosto duvidoso (como nas antigas Yamaha DT 180), cobrindo a suspensão dianteira, do tipo telescópica, com 220mm de curso.

Motor

O motor da nova Sundown STX 200 é do tipo quatro tempos, com um cilindro, 199,1cm³ de cilindrada, refrigeração a ar e duas válvulas. A potência máxima é de 16,7cv a 8.000rpm e, o torque, de 1,45kgfm a 7.000rpm. A alimentação é com carburador a vácuo, e a corrente de transmissão 520, com retentores tipo o?ring. O câmbio tem 5 marchas, o tanque de combustível comporta 10,6 litros (com reserva de apenas 1 litro) e a capacidade total de carga (piloto mais o passageiro) alcança 155 kg.

Como características de fora-de-estrada, o modelo tem um banco alto (920mm do chão), revestido de material antideslizante, distância mínima do solo de 290mm, escape com saída alta e um visual que inclui pára-lamas dianteiro alto, afastado da roda. Para completar, a STX dispõe de alças de apoio para o passageiro, pedaleiras articuladas, pneus 80/90 na dianteira e 110/80 na traseira e quadro em tubos de aço, do tipo diamante. Informações: Mil Motos (31) 3281-4849.