A marca Sundown é líder no segmento nacional de bicicletas, com um total de quase 7 milhões de unidades vendidas. Com o avanço do mercado de motocicletas, a entrada no novo segmento foi um passo natural, dado a partir de 2003, utilizando área anexa ao parque industrial já instalado em Manaus. De lá para cá, a marca evoluiu e conquistou cerca de 3,8% do mercado nacional de motocicletas, usando tecnologia chinesa das marcas Zougshen e Qingqi, em uma linha que vai dos scooters às motos, devidamente adaptadas ao gosto e exigências do consumidor brasileiro.
A vocação para as bicicletas, porém, nunca foi abandonada. Como curiosidade, o seu produto mais caro, superando inclusive as motos, permanece sendo uma bicicleta, modelo topo, especial para competições, que custa R$ 13 mil. Para testar as reações do mercado, sempre ávido por novidades, a Sundown apresentou, ainda como protótipo, uma bicicleta elétrica, com muitas mordomias. Mostrou também, igualmente como protótipo, um quadriciclo para utilização tanto no lazer quanto na lida do campo, que vai inaugurar este segmento ainda não explorado pela marca.
Feijão
A bicicleta elétrica, em teste, tem sistema misto de tração. Em áreas planas ou descidas, funciona convencionalmente no "feijão" mesmo, com o piloto fazendo força no pedal. Em subidas, o sistema elétrico entra em funcionamento, para auxiliar, deixando o pedal mais leve para vencer o aclive. Se o piloto quiser, nem precisa do pedal, com o motor elétrico assumindo totalmente a tração, mas o consumo de energia aumenta, reduzindo a autonomia. O modelo visa especialmente aos consumidores de cidades com topografia favorável, ou para deslocamentos curtos.
O motor da bicicleta elétrica é de 36 V acoplado à roda traseira, proporcionando velocidade de 28 km/h, com autonomia de 75 quilômetros. A capacidade de carga é de 75 kg e tem capacidade de superar aclives de até 10 graus de inclinação. As baterias, que alimentam o motor, podem ser recarregadas em tomadas comuns de 110V, ou 220V, em um tempo que varia entre seis e oito horas. O modelo conta ainda com suspensão dianteira, suspensão traseira mono, freios a tambor, semelhantes aos de motocicletas, rodas em liga leve, painel com indicador de carga, chave, farol e banco para garupa. O preço ainda não foi definido.
Quadriciclo
O forte crescimento do mercado nacional de motocicletas, que este ano deverá passar dos dois milhões de unidades, tem provocado efeitos colaterais benéficos. Um desses fenômenos foi o surgimento do segmento de quadriciclos. As fábricas produzem estes veículos, tanto de recreação quanto de trabalho, utilizando motores e parte da mecânica das motos. O protótipo da Sundown não foge à regra. Utiliza motor convencional a gasolina do tipo quatro tempos, de 193 cm³ de cilindrada, refrigerado a ar, que fornece 11 cv. O câmbio tem cinco marchas para a sfrente, mas uma ré.
O novo quadriciclo pesa 163 kg e suporta carga de até 110 kg. Para tanto, conta com bagageiros na dianteira e traseira. O quadriciclo Sundown tem suspensão dianteira independente, com possibilidade de regulagens, e suspensão traseira do tipo mono. Os freios são a disco, sendo um em cada roda dianteira e um central, no eixo traseiro. Também conta com freio de estacionamento, partida elétrica, faróis na dianteira e lanterna traseira. Os pneus são próprios para rodar na terra e o tanque de combustível tem capacidade para 6 litros. O preço e data de lançamento ainda não foram definidos.