Royal Enfield Continental GT 650: uma autêntica café racer

A Royal Enfield Continental GT 650 tem motor de dois cilindros twin e estilo café racer, com posição de pilotagem ligeiramente mais esportiva

Royal Enfield Contrinental GT 650: uma autêntica café racer A Royal Enfield Continental GT 650 tem motor de dois cilindros twin e estilo café racer, com posição de pilotagem ligeiramente mais esportiva

O guidão mais baixo deixa a posição de pilotagem mais esportiva

 

A marca indiana de origem inglesa Royal Enfield, nasceu na Inglaterra em 1901, inicialmente produzindo bicicletas e motores estacionários. Motores e bicicletas se atraíram naturalmente para formar as primeiras motocicletas, que evoluíram e se espalharam pelo mundo. Entretanto, em 1970, com o avanço dos modelos nipônicos, mais econômicos e evoluídos, a marca fechou as portas na Grã-Bretanha. Porém, a produção na Índia não foi interrompida e se multiplicou de tal forma que também vai se espalhando pelo mundo.

O Brasil é um destes alvos, com a chegada dos modelos clássicos Interceptor 650 e Continental GT 650, que dividem o mesmo motor de dois cilindros paralelos (Twin), com 648cm³ de cilindrada, além do quadro de berço duplo em aço, suspensões, painel, freios, rodas, escape e até pneus. A diferenciação está na posição do guidão, no banco, no formato do tanque de combustível e na decoração, que estabelecem ergonomias de pilotagem diferentes. Desta forma, enquanto a Interceptor assume ares de uma naked, a Continental GT 650 incorpora o estilo café racer.

O farol arredondado também compõe o estilo raiz do conjunto, que proporciona uma boa relação custo/benefício

VOCAÇÃO O mercado brasileiro é tão importante para a marca que pretende produzir sua linha em fábrica própria em futuro próximo. Aqui, já comercializa os modelos Himalayan 400, do tipo on-off Road, e as vintage Classic 500 e Bullet 500. Esta considerada o modelo mais antigo do mundo em produção sem descontinuidade, desde 1932. A café racer continental GT 650 e a irmã Interceptor 650, assim como a Himalayan 400, fazem parte de uma nova geração, projetadas do “zero” para disputar o mercado global, sem esquecer as raízes, a simplicidade e a proposital robustez.

O banco tem ligeiro ressalto lombar

O motor segue a linha. Tem dois cilindros paralelos (Twin), com 648cm³ e a simplificada refrigeração a ar e óleo, conferindo solidez. O propulsor entrega 47cv a 7.250rpm e torque de 5,3kgfm a 5.250rpm. Porém, a apenas 2.500rpm, 80% do torque (4,25kgfm) já está disponível, o que facilita bastante as retomadas, além de reduzir a necessidade de trocas de marchas do câmbio de seis velocidades. Para tanto, o projeto do motor seguiu a tendência atual, com intervalo de ignição de 270 graus, proporcionando melhor aproveitamento do torque e surpreendentemente, baixa vibração.

O painel com instrumentos redondos obedece ao estilo clássico

ESTILO A Continental GT 650 adota o estilo café racer, inventado na Inglaterra dos anos 1950, quando a “moçada” se reunia nos cafés, exibindo a esportividade de suas máquinas, preparadas artesanalmente para maior desempenho. A Royal Enfield Continental GT 650 incorpora traços de esportividade, com o guidão mais baixo, tanque (13,7 litros) com tampa de competições (Monza), além de desenho menos arredondado e um banco com um ligeiro encosto lombar. Surpreendentemente, os aros em alumínio são iguais nas duas rodas, com 18 polegadas de diâmetro.

O motor de dois cilindros fornece 47cv e tem intervalo de ignição de 279 graus

O escapamento também é cromado, como outros elementos do modelo

Os freios, com sistema ABS, contam com um grande disco de 320mm de diâmetro na dianteira, com pinça de dois pistãos ByBre (marca da Brembo) e a sofisticação dos flexíveis com aeroquip. Na traseira, disco de 240mm. A suspensão dianteira não invertida e sem regulagens tem 110mm de curso. A suspensão traseira é a clássica bichoque (a gás), com 88mm de curso e regulagens na pré-carga. O painel segue a linha clássica com mostradores redondos, mas com pequena tela digital com indicador de nível de combustível. O farol arredondado também compõe o estilo raiz do conjunto, que proporciona uma boa relação custo/benefício.

As rodas de alumínio têm aros de 18 polegadas de diâmetro