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Revisão da moto: o que checar antes de viajar nas férias

Engenheiro reforça principais cuidados para evitar imprevistos durante uma viagem de moto

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Já no Brasil, Bajaj Dominar 200 é feita para uso diário
Já no Brasil, Bajaj Dominar 200 é feita para uso diário Foto: Já no Brasil, Bajaj Dominar 200 é feita para uso diário

Com a chegada das férias de fim de ano, inúmeros motociclistas apaixonados se preparam para fazer aquela viagem mais longa sobre duas rodas. No entanto, é preciso que o proprietário não se esqueça da revisão da moto antes de colocá-la para rodar longos percursos pelas estradas do país.

 Sabe-se que a revisão da moto está diretamente ligada à segurança. Por isso, é sempre importante a manutenção preventiva, que deve ser feita conforme plano estabelecido pelo fabricante do veículo.

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De acordo com Marcelo Rocha, engenheiro da Motul Brasil, “os itens devem ser verificados não só para proteger as peças mecânicas e manter a durabilidade do conjunto, mas para garantir a segurança do condutor, uma vez que a quebra desses componentes pode levar a um acidente”, afirma.

Confira os itens que precisam ser checados na revisão da moto:

  • Lubrificante do motor

Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante na revisão da moto, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.

  • Líquido de arrefecimento 

Cheque o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário.  “É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, explica o engenheiro Marcelo Rocha.

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  • Fluido de freio 

Confira o fluido de freio por tempo e quilometragem. Se a solução for antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode provocar um acidente.

Portanto, fique atento durante a revisão da moto: “Se o fluido estiver baixo, o motociclista deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, precisa checar a pastilha de freio, uma vez que o fluido baixo é indicativo de pastilha gasta, para assegurar o funcionamento de todo o sistema”, orienta o especialista da Motul.

  • Corrente 

Observe se a corrente está lubrificada, o que é uma condição para ter um correto funcionamento na estrada. “Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste, corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente”, alerta Rocha. Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada da forma correta durante a revisão da moto.

  • Óleo da suspensão 

Na revisão, cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno.

Com isso, o condutor sofre não só com o desconforto, mas com a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria. “Em situação de emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”, explica o engenheiro. 

Até motos mais caras precisam de revisão. Na foto: KTM RC 8C 2023
As rodas da KTM RC 8C modelo 2023 são em fibra de carbono, calçadas com pneus Diablo Corsa slick (Foto: KTM/Divulgação)

  • Pneus 

Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI). Por mais que a profundidade do sulco seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada.

Nesse caso, é importante checar na revisão da moto a validade do pneu, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do item. Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição.

Também deve ser verificada a pressão dos pneus. “Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, malas carregadas, o motociclista deve modificar a pressão dos pneus. Essa informação é encontrada em etiqueta na motocicleta ou no manual do proprietário”, afirma o especialista.

  • Lanternas, faróis e setas 

Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta. Se for constatado que é necessário trocar alguma lâmpada durante a revisão da moto, é essencial checar se a mesma tem a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores. 

https://youtu.be/gHDcJEWfWeI

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