Com a chegada das férias de fim de ano, inúmeros motociclistas apaixonados se preparam para fazer aquela viagem mais longa sobre duas rodas. No entanto, é preciso que o proprietário não se esqueça da revisão da moto antes de colocá-la para rodar longos percursos pelas estradas do país.
Sabe-se que a revisão da moto está diretamente ligada à segurança. Por isso, é sempre importante a manutenção preventiva, que deve ser feita conforme plano estabelecido pelo fabricante do veículo.
De acordo com Marcelo Rocha, engenheiro da Motul Brasil, “os itens devem ser verificados não só para proteger as peças mecânicas e manter a durabilidade do conjunto, mas para garantir a segurança do condutor, uma vez que a quebra desses componentes pode levar a um acidente”, afirma.
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Confira os itens que precisam ser checados na revisão da moto:
- Lubrificante do motor
Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante na revisão da moto, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.
- Líquido de arrefecimento
Cheque o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário. “É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, explica o engenheiro Marcelo Rocha.
- Fluido de freio
Confira o fluido de freio por tempo e quilometragem. Se a solução for antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode provocar um acidente.
Portanto, fique atento durante a revisão da moto: “Se o fluido estiver baixo, o motociclista deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, precisa checar a pastilha de freio, uma vez que o fluido baixo é indicativo de pastilha gasta, para assegurar o funcionamento de todo o sistema”, orienta o especialista da Motul.
- Corrente
Observe se a corrente está lubrificada, o que é uma condição para ter um correto funcionamento na estrada. “Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste, corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente”, alerta Rocha. Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada da forma correta durante a revisão da moto.
- Óleo da suspensão
Na revisão, cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno.
Com isso, o condutor sofre não só com o desconforto, mas com a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria. “Em situação de emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”, explica o engenheiro.
- Pneus
Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI). Por mais que a profundidade do sulco seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada.
Nesse caso, é importante checar na revisão da moto a validade do pneu, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do item. Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição.
Também deve ser verificada a pressão dos pneus. “Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, malas carregadas, o motociclista deve modificar a pressão dos pneus. Essa informação é encontrada em etiqueta na motocicleta ou no manual do proprietário”, afirma o especialista.
- Lanternas, faróis e setas
Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta. Se for constatado que é necessário trocar alguma lâmpada durante a revisão da moto, é essencial checar se a mesma tem a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.
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