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Protótipos Sundown - Motos cibernéticas

Para montadora brasileira, que usa tecnologia chinesa e tem fábrica na Zona Franca de Manaus, futuro é mistura moto e automóvel, com as vantagens dos dois veículos

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Para as manobras, modelo tem marcha à ré e sensor de estacionamento. Veículo-conceito Solution é cabinado e dispõe até

A marca Sundown produz uma linha de motos, que inclui a popular Hunter 90 (que vai ser reformulada e virá com motor de 100cm³ e 10% a mais de torque e potência), scooters, supermotard, além de modelo on-off road STX. Durante o 9º Salão das Duas Rodas, em São Paulo, entre os dias 16 e 21 de outubro, a fabricante mostrou também uma outra vertente, apresentando três modelos de triciclos experimentais, criados a partir de uma experiência virtual, que acabou saindo dos computadores para a realidade.

A marca resolveu materializar os conceitos, desenvolvidos como forma de exercício de criatividade da sua equipe de projetistas, construindo os protótipos. Com isso, não quer dizer que vá produzir imediatamente os modelos, mas, sinaliza de que forma entende o futuro do trânsito e do transporte nos grandes centros urbanos. Os protótipos foram construídos em pouco mais de quatro meses. Segundo a empresa, têm a mobilidade e economia de uma motocicleta, mas todo o conforto de um automóvel.

Solução
Batizado de Solution (Solução), o veículo-conceito da Sundown tem motor bicombustível (álcool e gasolina), de 250 cm³, com refrigeração líquida, injeção eletrônica e transmissão automática, que inclui até marcha à ré. Essa última é indispensável, já que o piloto não põe o pé no chão, pois o Solution é um triciclo cabinado. Na tarefa de manobrar, além da marcha à ré, o piloto dispõe de sensor de estacionamento (como nos automóveis). O sistema emite sinal sonoro, que fica mais forte à medida que se aproxima do obstáculo.
A mordomia continua no interior da cabine, com um painel completíssimo, que inclui marcador de combustível, velocímetro, conta-giros, relógio de horas, temperatura, etc., e também uma tela com as informações do GPS, para os deslocamentos em áreas não conhecidas. Já que o Solution é cabinado, o projeto inclui ar-condicionado para os dias de calor, aumentando também a segurança. A segurança passiva também foi pensada, já que o Solution é equipado com cinto de segurança para o piloto.

Painel inclui som e GPS, e piloto conta com cinto de segurança


Técnica
A roda dianteira tem aro de 17 polegadas, equipada com freio a disco. A suspensão dianteira tem garfo invertido (upside down). Na traseira, as rodas têm aros menores, de 13 polegadas, que, em compensação, são duplas, como nos caminhões. O modelo também tem amplo "porta-malas", que vai rebocado, com capacidade para 800 litros. Na versão de carga, a capacidade do porta-malas sobe para 2 mil litros.

A Sundown também preparou uma versão esportiva, equipada com DVD e som de alta definição. O motor tem duplo comando de válvulas e kit nitro. A suspensão traseira tem amortecedores a gás, com reservatório de expansão. O escapamento é em aço inox e fibra de carbono, com catalisador. A velocidade máxima é de 120 km/h. A versão Max Utility, mais próxima da realidade, tem o motor do modelo MAX 125, robusto e econômico, refrigerado a ar, com 12,5 cv e painel com sensor de celular.