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Primeira Indian com refrigeração líquida, Scout se inspira em modelo de 1919 com tecnologia atual

Combinando estilo retrô com tecnologia atual, Indian Scout tem motor V-Twin, refrigeração líquida e freios ABS. Quadro é de alumínio e forração do banco em couro

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Primeira Indian com refrigeração líquida, Scout se inspira em modelo de 1919 com tecnologia atual
Primeira Indian com refrigeração líquida, Scout se inspira em modelo de 1919 com tecnologia atual Foto: Primeira Indian com refrigeração líquida, Scout se inspira em modelo de 1919 com tecnologia atual

Pela primeira vez em sua história, que começou em 1901, a marca americana Indian produz uma motocicleta equipada com refrigeração líquida. A estratégia é apresentar uma moto com tecnologia atual, mas sem esquecer o passado que forjou sua trajetória. A nova Scout obedece essa linha, com visual inspirado no primeiro modelo, lançado em 1919, em uma releitura com requintes de acabamento. O banco é em couro legítimo, mas tem estilo egoísta, como na original. Só há lugar para o piloto, sendo acessório o do garupa.

Além disso, os para-lamas são bem envolventes, também seguindo o estilo pioneiro. Entretanto, a modernidade está presente, representando o salto no tempo, com lanterna traseira de LED, rodas de liga leve, freios a disco com ABS e o painel com tela digital inclui conta-giros. O sistema de transmissão final é por correia dentada em vez da tradicional corrente. A arquitetura do motor foi mantida, com o clássico dois cilindros em V, inclinados a 60 graus.

MOTOR O propulsor é o destaque. Desenvolvido pelo conglomerado Polaris, que relançou a marca em 2011, e também produz quadriciclos, UTVs e as motocicletas Victory, tem funcionamento harmonioso e suave. Com 1.133 cm³ de cilindrada, conta com injeção eletrônica, quatro válvulas por cilindro e duplo comando. O resultado é o torque de 9,97kgfm a 5.900rpm e potência de 100cv a 8.100rpm. Além disso, fica propositalmente exposto, com detalhes de acabamento polidos nos cabeçotes formando um belo conjunto.

A posição de pilotagem deixa pés e braços esticados. O banco é forrado em couro e o do garupa acessório

Outra modernidade é o quadro. Em vez de aço, é construído em alumínio forjado e também fica exposto em parte, logo abaixo do banco. Contudo, não foi capaz de reduzir o peso, que acusa 257kg abastecida. O tanque de combustível é longo e também tem formas inspiradas no modelo do passado, além de ostentar a logomarca Indian com as mesmas letras originais. Porém, a tampa segue os padrões modernos, em estilo aeronáutico, mas sua capacidade é de apenas 12,5 litros, o que limita a autonomia da estradeira.

ANDANDO O banco fica a baixos 635 milímetros do chão, permitindo apoiar os dois pés, reduzindo a sensação de peso. A posição de pilotar típica das custom, com guidão mais largo e pés esticados em pedaleiras avançadas, além do baixo centro de gravidade, facilita o equilíbrio e a Scout fica “na mão”. A maior distância entre-eixos (1.562 milímetros) e o garfo mais inclinado, favorecem a performance nas retas, mas não faz feio nas curvas, com aros de apenas 16 polegadas, calçadas com pneus de perfil mais alto para compensar, embora a inclinação fique limitada a 31 graus antes de raspar.

O motor muito redondo, mas com escape duplo, que destoa pelas grandes dimensões, também surpreende nas retomadas, ajudado pelo câmbio de seis marchas.A suspensão dianteira é convencional, com tubos de 41 milímetros e 120mm de curso, e a traseira, com dois amortecedores e regulagem na pré-carga, tem apenas 76 milímetros de curso, o que castiga nos buracos. Os freios a disco têm a mesma dimensão nas duas rodas: 298 milímetros e não reclamam do peso. A Indian Scout tem preço sugerido de R$ 54.990. Informações: Indian BH (31) 3306-3000.