O Peugeot Hybrid3 Evolution pode ser considerado versão scooter do protótipo Hybrid Compressor, mostrado no Salão de Paris do ano passado. Trata-se de um triciclo urbano, com duas rodas dianteiras e uma traseira, com propulsão híbrida e capacidade para duas pessoas. O veículo está sendo exibido no 67° Salão Internacional de Milão, que começou dia 10 e termina amanhã.
O estilo foi criado pela divisão de motocicletas da Peugeot. A ideia era desenvolver uma mistura de carro e moto, aproveitando as vantagens de cada um. Na frente, destacam-se os faróis com diodos emissores de luz, os para-lamas bastante elevados, o pequeno para-brisa e o par de rodas de liga que lembram as de um carro esportivo. Por outro lado, o guidão, com os dois retrovisores, e o banco com dois lugares, em dois níveis, reforçam a imagem de scooter.
Veja mais fotos do Peugeot Hybrid3 Evolution! !
Uma das vantagens de moto do Hybrid3 Evolution está na suspensão dianteira (que é do tipo paralelogramos deformáveis) e aparece quando o piloto/motorista faz a curva e o veículo se inclina, facilitando a manobra. Outras qualidades são o baixo centro de gravidade e as reduzidas dimensões, que facilitam a condução e a mobilidade urbana. Além da boa estabilidade, a segurança do scooter de três rodas é reforçada com freios 30% mais eficientes do que os convencionais, com ABS, discos ventilados e sistema que aciona os conjuntos dianteiros e traseiros ao mesmo tempo, garantindo o equilíbrio nas frenagens.
Recuperação
O sistema híbrido inclui motor a gasolina de 300cm³ com compressor, que desenvolve 41cv de potência, instalado na roda traseira; e dois motores elétricos, nas rodas dianteiras, alimentados por baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas com energia recuperada nas frenagens e desacelerações. O modelo também está equipado com o sistema start/stop, que desliga os motores nas paradas mais longas. Toda essa energia é gerenciada eletronicamente, entre as propulsões dianteira e traseira, de forma a aproveitar o melhor momento. Por exemplo, nas partidas, velocidades mais baixas e desacelerações, o veículo usa apenas o modo elétrico.
Com esse conjunto, o Hybrid3 Evolution tem uma performance excelente em consumo e emissões de poluentes: gasta apenas dois litros para percorrer 100 quilômetros e emite apenas 48g/km de CO2. O modelo não deve demorar muito para chegar às ruas, já que a Peugeot está decidida a investir nos modelos híbridos nos próximos anos: em 2011, o Hybrid4 3008 será o primeiro veículo do grupo a ser comercializado com motor HDi na frente e elétrico na traseira.