De Paris - O melhor transporte coletivo urbano, sem dúvida, é o metrô. Principalmente se a cidade for Paris, com uma vastíssima malha de linhas, que cobre com rapidez, pontualidade e segurança os quatro cantos da Cidade Luz. Por outro lado, qual seria o melhor transporte individual? A marca brasileira Dafra propôs o teste na capital da França do scooter Citycom 300i, que tem tecnologia da asiática SYM do grupo Sanyang, estabelecido em Taiwan há quase 50 anos e também comercializado na Europa. Se o metrô não enfrenta trânsito e chuva, por circular abaixo do solo, o scooter, rodando do lado de cima, permite vislumbrar as incríveis belezas escondidas para quem vai pelos trilhos.
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O scooter Citycom 300i, montado em Manaus, Amazonas, para ser comercializado no Brasil, passou por algumas adaptações, como uma revisão no sistema de refrigeração, agora mais eficiente, além de aumento na potência de frenagem. A linha de combustível, o tanque e a bomba também foram tropicalizados para suportar a nossa gasolina, que tem uma boa parcela de álcool em sua composição. Outros detalhes, como suportes e hastes, foram reforçados para enfrentar vibrações mais hostis. Neste quesito, as rodas de liga leve, com aros de 16 polegadas, por serem maiores que a maioria dos scooters tradicionais, enfrentam melhor as irregularidades do piso, com menor estresse do piloto.
MOTOR Em muitos países da Ásia e da Europa o uso do scooter como transporte individual é largamente difundido, por sua racionalidade, economia e praticidade urbana. No Brasil, mesmo com um sistema de transporte coletivo deficiente, o mercado ainda está descobrindo seus predicados. A Dafra aposta no segmento oferecendo uma cilindrada intermediária, que proporciona desempenho mais forte, inclusive para pegar trechos de estrada. O motor do Citycom 300i é do tipo quatro tempos, com um cilindro e 263,7cm³, equipado com injeção eletrônica de combustível e refrigeração líquida, disposto horizontalmente junto à roda traseira.
O propulsor desenvolve 23cv a 7.500rpm e torque de 2,5kgfm a 5.500rpm, que permitem arrancadas vigorosas e manutenção da velocidade. Entretanto, a filosofia scooter é seu principal atrativo. O câmbio contínuo, CVT, suaviza a pilotagem, já que para circular basta acelerar. Apesar do câmbio automático, o Citycom 300i conta com o conta-giros no painel, que também tem indicador de combustível, relógio de horas e velocímetro, misturando elementos digitais e analógicos. Sob o banco, que tem assento largo e confortável, um porta-malas, que comporta um capacete do tipo fechado e pode ser aberto remotamente na chave de contato, girada ao contrário.
ANDANDO Poder rodar admirando o astral e as atrações arquitetônicas de Paris talvez explique a quantidade de scooters nas ruas da cidade. Por outro lado, como o parisiense já está acostumado com as belezas da cidade, o grande número de scooters certamente é justificado por sua praticidade. De qualquer forma, o Citycom 300i se portou como um peixe dentro d’água. Nos sinais, o motor “enche”, permitindo uma arrancada mais enérgica, pelo acerto mais curto da relação de polias do câmbio CVT. A posição de pilotagem é relaxada, e o guidão tem boa pega. Para o garupa, o banco é ainda mais largo e os pés contam com pedaleiras retráteis, tipo canivete, e alças para apoio das mãos.
O escudo frontal também conta com um porta-objetos e o porta-malas embaixo do banco (fechado com chave) tem uma providencial chave geral para dificultar a ação dos amigos do alheio. O visual é moderno e atual. Os faróis duplos assimétricos na dianteira e bolha do para-brisa mais alto proporcionam um volume de respeito, também acusado na balança, com exagerados 182kg de peso a seco. A suspensão dianteira é do tipo telescópica, com 100mm de curso, enquanto a traseira tem dois amortecedores com 91mm de curso, e não foram recalibradas para rodar no Brasil. Os freios são a disco nas duas rodas, e o tanque comporta 10 litros, com bocal no escudo dianteiro. O preço sugerido é de R$ 12.990.
Colaborador viajou a convite da Dafra