Depois de quatro anos de desenvolvimento, a inglesa Triumph, com fábrica no Brasil, modernizou completamente a linha de modelos clássicos Bonneville, que está chegando ao mercado. O desafio da nova geração foi mudar, preservando a essência e o estilo da pioneira, lançada ainda em 1959, com o tradicional motor de dois cilindros paralelos. O primeiro modelo a desembarcar foi a Bonneville Street Twin, que manteve a receita de arquitetura de motor, com 900cm³, mas ganhou eletrônica e refrigeração líquida. Para compor o visual, as aletas de dissipação de calor do motor, como nos modelos refrigerados a ar, foram mantidas. O preço sugerido é de R$ 36.500.
Por outro lado, as rodas são modernas, de liga leve, fazendo o contraponto, assim como a lanterna em LED e a saída USB para o celular. O motor também tem novo arranjo na movimentação dos pistãos, que proporciona 18% a mais de torque, que passa para 8,2kgfm a apenas 3.200rpm, permitindo retomadas mais vigorosas e pilotagem urbana mais fácil. Além disso, o acelerador é eletrônico, a embreagem com função deslizante para suavizar as reduções, e o painel com um só relojão equipado com o computador de bordo.
FERMENTO As novas Bonnevilles T120 e T120 Black, que chegam em agosto com preço sugerido de R$ 42.500, também estão equipadas com motor de dois cilindros, porém vitaminados para 1200cm³ e uma configuração que igualmente privilegia o torque de 10,7kgfm a ínfimos 3.100rpm. Os freios ABS e o controle de tração estão presentes, assim como a possibilidade de mapeamento do motor nos modos estrada e chuva, quando a entrega de potência fica mais suave e progressiva. O painel tem quadro com dois relógios, computador de bordo e iluminação em LED.
O modelo Thruxton R segue a linha batizada de Café Racer, que são motos preparadas artesanalmente para disputas de velocidade entre os cafés londrinos dos Anos Dourados. Seguindo a cartilha, tem o motor de 1200cm³ preparado para maior potência, e torque de 11,4kgfm a 4.950rpm. A posição de pilotagem mais esportiva deixa o corpo mais inclinado. A suspensão dianteira é invertida e a traseira, dupla Ohlins. Ambas reguláveis. ABS com pinças Brembo na dianteira e controle de tração são de série, assim como três mapas de motor: esportiva, estrada e chuva. A previsão de chegada é em setembro, com preço de R$ 55.500.
OUTRAS Além da linha de clássicas Bonneville, a Triumph também vai lançar ainda este ano modelos de outros segmentos. A nova Tiger Explorer XR 1200 chega em julho, ainda sem preço definido. O modelo de entrada na linha big trail tem rodas de liga leve, motor de três cilindros em linha de 1.215cm³, que foi atualizado, ganhando nova refrigeração, mapeamento de motor, novo painel, suspensões WP, novo para-brisa, freios com sistema ABS, que pode ser desligado, e controle de tração. O visual também ganhou retoques, com as novas abas laterais.
A nova naked Speed Triple R chega em julho, ainda sem preço definido, com motor de três cilindros de 1.050cm³, 140cv de potência, mais cinco modos de pilotagem e controle de tração, que pode ser desligado, além de freios ABS. A balança da suspensão traseira é monobraço e o escape, de saída alta. Com mesmo conjunto mecânico da Speed Triple, mas aptidão para viagens, com semicarenagem e para-brisa, a Tiger Sport 1050, ainda sem preço, chega em outubro. A linha Bonneville, a Tiger Explorer XR e a Speed Triple R podem ser conhecidas por antecipação na Triumph BH, Avenida Barão Homem de Melo, 4.508, em Belo Horizonte. (31) 3297-1000.