UAI

MV Agusta Brutale 800 - Trinca elástica

Com motor de três cilindros em linha, formas compactas e desempenho mais esportivo, o modelo da marca italiana também conta com muita eletrônica embarcada e freios ABS

Publicidade
Foto:

A combinação entre volume e desempenho dos três cilindros em linha é o cartão de visitas da Brutale 800

Montada em Manaus pela nacional Dafra, a Brutale 800 da italiana MV Agusta chega oficialmente ao mercado nacional equipada com uma arquitetura de motor cada vez mais presente em modelos da marca: três cilindros em linha. A nova motocicleta divide o conjunto mecânico com a superesportiva F3 800 e com a motard Rivale 800, que também serão lançadas em nosso mercado ainda este ano, completando a família, já mostrada no Salão das Duas Rodas de São Paulo, em 2013. Entretanto, a Brutale 800 é uma naked, sem roupa ou carenagens, e está equipada com muita eletrônica embarcada para facilitar a vida do piloto e se ajustar aos vários tipos de tocada.

O visual lembra o da irmã maior, a Brutale 1090, que também tem estilo naked e já é comercializada oficialmente no mercado nacional, só que equipada com motor de quatro cilindros em linha. A história dos modelos Brutale, porém, começa “vestida”, pois eles são derivados do carenado F4, de 1997, que foi desenvolvido com ajuda da Ferrari e projetado pelo badalado desenhista Massimo Tamburini. Depois, foi “só” tirar a roupa, em 2005, e estava inventada a Brutale. Agora, o modelo se reinventa e reduz seu tamanho, com motor de três cilindros em linha. Esse formato permite um tamanho e volume compatíveis com o de uma moto 600, mas com desempenho semelhante ao de uma moto 1000.

 

TRINCA A combinação entre volume e desempenho dos três cilindros em linha é o cartão de visitas da Brutale 800, embora o preço sugerido de R$ 47 mil não tenha seguido a receita. Com 798cm³ de cilindrada e 12 válvulas, fornece 125cv de potência (a 11.600rpm) e 8,25kgfm de torque (a 8.600rpm). Tudo isso em um peso pluma de apenas 167kg a seco, devido ao emprego de materiais leves e nobres. Para domar a potência, mas manter a pegada esportiva e o passado de glórias nas pistas (popularizada com o multicampeão Giacomo Agostini), a Meccanica Verghera Agusta, ou simplesmente MV Agusta, tem um verdadeiro arsenal eletrônico.


O motor tem três cilindros em linha e desenvolve 125cv

O motor tem quatro mapas de regulagens, para tocadas esportiva, de estrada, de cidade ou em pisos escorregadios. Ele tem também oito níveis de controle de tração e acelerador eletrônico que funcionam em sintonia e integrados, gerenciados por uma poderosa central de processamento de dados enviados pelos diferentes sistemas. Um cardápio permite a escolha de várias formas de pilotagem para se ajustar às condições de piso e tipos de tocadas. Complementando o pacote, o câmbio de seis marchas tem a função quick shift, que possibilita passar marchas para cima sem desacelerar e nem usar a embreagem, sem perda de tempo, um sistema semelhante ao da Fórmula 1.

CORPO Outra tendência seguida pela Brutale 800 está no visual. A traseira é curta e, ajudada pelo motor tricilíndrico mais compacto, realça o aspecto minimalista. O quadro é feito em treliça, com motor à mostra e dependurado propositalmente. Já os escapes têm saída pelo lado direito da moto e adotam uma fórmula única: com posição mais baixa e curta, para centralizar e rebaixar as massas, ele não tem ponteira única, mas tripla (o mesmo número de cilindros), formando um belo efeito visual. Para compensar, do outro lado da moto fica o vigoroso monobraço da suspensão traseira, feito em peça de alumínio, que abriga um único amortecedor (Sachs), com 125milímetros de curso.


A suspensão dianteira é do tipo invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e curso de 125mm, plenamente ajustável com a chancela Marzocchi. As rodas são em alumínio forjado, com aros de 17 polegadas, como nas esportivas. Os freios ABS são de série. Na dianteira, há dois discos de 320mm de diâmetro, com pinças radiais (da grife Brembo). Na traseira, existe somente um disco de 220mm. O tanque comporta 16,6 litros e o banco fica a 810mm do chão. O painel é inteiramente digital e a velocidade máxima, limitada a 245km/h. A Brutale 800 também tem a versão Dragster, que tem pneus e guidão mais largos e outras mudanças visuais. Porém, sua comercialização aqui ainda não está confirmada.

A eletrônica gerencia acelerador, mapas de motor e trocas de marchas

 

A concessionária MV Agusta em Belo Horizonte é a Motocompany, que fica na Avenida Raja Gabáglia, 3.103, São Bento, telefone (31) 3297-2206.