De Curitiba - Um dos mais importantes acervos do mundo das motocicletas BMW não fica na Alemanha, mas em Curitiba, no Paraná. A iniciativa é do empresário João Carlos Ignaszewski, que reúne em 700 metros quadrados 40 modelos, das décadas de 1920 a 1990, em perfeito estado de conservação e funcionando, como se tivessem saído da concessionária. João Carlos faz questão da qualidade e não da quantidade, como atestou Hendrik Von Kuenheim, diretor geral da BMW, que fez questão de visitar o acervo, batizado de Museu de Motocicletas BMW Curitiba. Um dos modelos mais raros do mundo é a R 32, de 1923, pioneira da marca, com o clássico motor dois cilindros horizontais (boxer), com 493cm³.
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Em destaque também um modelo R 17, com apenas 430 unidades produzidas. A motocicleta R 75 militar, equipada com side car, também é raridade. Foi usada da Segunda Grande Guerra Mundial para transporte rápido de soldados e armamentos e podia ainda puxar uma carretinha. Outro modelo interessante é a R 68, uma motocicleta esporte da década de 1950. A partir do fim da década de 1960 e início da década de 1970, a marca passou por um processo de renovação, adotando cores mais vivas, diferente do preto tradicional, e muita tecnologia, com motores de quatro cilindros na K 100, de 1983, freios ABS, além do modelo fora de estrada R 80 GS, com 798cm³, de 1980, e até do revolucionário scooter C 1, equipado com capota e cinto de segurança. O museu recebe visitas guiadas. Informações: (41) 3274-6808 e www.museubmwcuritiba.com.br.