UAI

Motos Harley-Davidson TMC - Toque de ousadia

Estúdio Tarso Marques Concept transforma motos legendárias em modelos exclusivos, materializando sonhos e desejos de cada proprietário com muita personalidade

Publicidade
Foto:

Armadillo tem quadro alongado e motor de 1.450 cm³

Segundo a lenda, uma Harley-Davidson nunca é igual a outra Harley-Davidson, em função da quantidade de equipamentos diferentes e personalizações que seus donos fazem questão de agregar ao longo do tempo. Entretanto, algumas Harleys podem ser mais diferentes do que as outras, como as motos produzidas artesanalmente pela Tarso Marques Concept, TMC, em Curitiba. Um verdadeiro estúdio de transformação, que personifica os modelos, segundo projeto inédito e único, que vai ser diferente para sempre.

A TMC nasceu em 2004, quando o piloto Tarso Marques, que já disputou a Fórmula 3000, Fórmula 1 e Fórmula Mundial e hoje compete na Stock Car, fez sucesso com as próprias motocicletas modificadas. A vitrine despertava tanta curiosidade e cobiça que o que era um hobby acabou virando negócio naturalmente. As encomendas exigiram profissionalização, que foi seguida à risca, baseadas no rigor, tecnologia e precisão aprendidas na escola das pistas.

Hot Electra (acima) tem pára-lamas envolventes. Modelo Estalactite (abaixo) tem escape direto


Metamorfose
A TMC tem espécie de linha de montagem capaz de produzir os próprios quadros, com tubos de aço, guidãos, manetes, pedaleiras, tanques (em alumínio), bancos, escapes, soldas, etc. além de pinturas especiais e personalizadas. O resultado gerou parceria com o Grupo Izzo, representante da Harley-Davidson no Brasil, para comercialização dos modelos batizados de Specs, com motorização herdada das Sportster 883, que possibilita a garantia oficial de fábrica, para a parte mecânica (motor e câmbio), mesmo depois da transformação.

Segundo a TMC, o procedimento é inédito e único no mundo, em se tratando de Harley. Pensando longe, também inaugurou loja em Curitiba, em 2005, que inclui grife de roupas e acessórios. Os modelos de motocicletas são divididos nas categorias Especiais e Specs. As chamadas Especiais adotam motores maiores do que as 883, ou semelhantes aos das Harleys, com dois cilindros em V, mas de fornecedores especializados e independentes dos Estados Unidos (como a S&S), que podem chegar até a 2.300 cm³.

Linha
As motos chamadas especiais são baseadas em um tema, com peças exclusivas e concepção mais livre, com base um projeto, feito em colaboração com o dono. Podem ter suspensão a ar na traseira, que regula a altura, ou couro de avestruz no banco, por exemplo. Custam entre R$ 100 mil e R$ 300 mil e ficam prontas de três a quatro meses. Exatamente como o modelo Armadillo, por exemplo, que teve como base um modelo Night Train ano 2005, com o tradicional motor Harley V2 de 1.450 cm³, mas quadro, banco, pintura, etc. TMC. A moto recebeu este nome pelo apelido de seu dono, Tatu, ou Armadillo, em inglês. A suspensão dianteira é original, com barra estabilizadora, assim como a roda dianteira, aro de 21 polegadas, mas pinças de freio Tokico. Os espelhos são Arlen Ness.

As motos chamadas Specs 2 e 3 usam mecânica dos modelos Sportster 883, têm garantia e projetos temáticos, com peças exclusivas, quadro alongado, banco da garupa removível, etc. Custam entre R$ 75 mil e R$ 85 mil e ficam prontas em 30 dias. Informações: (41) 3244-0707 e www.tmconcept.com.br.