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Modelo de entrada da Triumph Bonneville, Street Twin 900 foi modernizada com visual clássico

Street Twin 900 mantém as características da linha Triumph Bonneville, mas incorpora a tecnologia atual e eletrônica do controle de tração e sistema de freios ABS

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Modelo de entrada da Triumph Bonneville, Street Twin 900 foi modernizada com visual clássico
Modelo de entrada da Triumph Bonneville, Street Twin 900 foi modernizada com visual clássico Foto: Modelo de entrada da Triumph Bonneville, Street Twin 900 foi modernizada com visual clássico

A inglesa Triumph conseguiu a proeza de reinventar um de seus mais emblemáticos modelos: a Bonneville, nascida em 1959, nos anos dourados. A façanha foi maior ainda porque houve multiplicação, com o novo modelo Street Twin 900, que agora chega ao nosso mercado depois de ser lançado mundialmente em outubro de 2015. A nova moto, a exemplo das primas Bonneville T100, T1200 e Thruxton, foi completamente modernizada, ganhando eletrônica, refrigeração líquida e freios ABS, sem abandonar o visual clássico que marcou a época.

A Street Twin é o modelo de entrada (R$ 36.500) da linha clássica da marca, mas chega com avanços. Todo o projeto de modernização foi desenvolvido ao longo de quatro anos para que a transformação causasse menor impacto no visual retrô já consagrado. Porém, a adoção da refrigeração líquida acarretou a instalação de um radiador, que, para ficar camuflado, foi posicionado entre as traves do quadro. O bloco do motor, entretanto, não abandonou as aletas de dissipação de calor, como nos modelos do passado, compondo o estilo.

MISTURA Outra modernidade inevitável, mas bem-vinda, especialmente no quesito segurança, é a incorporação dos freios a disco tanto na roda dianteira quanto na traseira. Desta vez, equipados com o sistema ABS de série. Junto com ele, rodas de liga leve fazendo uma mistura entre o moderno e o clássico. Na parte invisível, mais modernidade a serviço da segurança. A eletrônica incorporou o acelerador eletrônico e o controle de tração, que não deixa a roda patinar nas acelerações ou em pisos molhados e escorregadios. Mas se o piloto quiser, pode ser desligado.

O painel se resume ao único relojão arredondado

O motor também é novo. Manteve a arquitetura tradicional dos dois cilindros paralelos (Twin), porém, com 900cm³, injeção eletrônica, oito válvulas, além de ganhar um truque de engenharia para garantir fôlego extra. Os pistãos têm um arranjo não convencional de movimentação (ângulo de avanço do virabrequim de 270 graus), que proporciona um torque mais vigoroso desde os giros mais baixos, facilitando as retomadas, mas também um som não tão ritmado do escape. O torque máximo é de 8,2kgfm a apenas 3.200rpm.

ATUAL Com uma proposta de facilidade e diversão na pilotagem, além da praticidade para o dia a dia, incorporada no próprio nome (Street), o novo modelo tem como painel um único relojão redondo que, além das informações de praxe, traz indicador de marcha engatada (cinco velocidades), relógio e computador de bordo em pequena tela digital. Mantendo o desenho clássico, o farol também é redondo, assim como a lanterna traseira, que tem LEDs na iluminação. Outro item prático e cada vez mais solicitado está presente: tomada de carga, tipo USB.

A suspensão dianteira é convencional, não invertida, assim como a traseira, com duplo amortecimento. Já o quadro, em tubos de aço, é completamente novo. Entretanto, para customizar o modelo, a montadora tem uma vasta lista de acessórios e equipamentos com mais de 150 itens, incluindo controle da pressão dos pneus e manoplas aquecidas. Também comercializa de fábrica um pacote de três kits de personalização. Scrambler, com escape de saída alta; Brat Tracker, mais agressivo; e Urban, com bolsa lateral e micropara-brisa fumê.