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KTM 690 Duke R - Assim na terra como no asfalto

Motor de apenas um cilindro e 70cv, associado a uma ciclística ágil, transforma novo modelo em um dos mais espertos do segmento, com desempenho digno de um esportivo

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O nome da marca austríaca de motocicletas KTM é composto pelas iniciais dos nomes dos sócios Kronreif e Trukenpolz, e da cidade de Mattighofen. Mas, bem que poderia se chamar simplesmente competição. É que o próprio slogan da marca escancara essa vocação, com a frase ready to race, ou pronta para competir. Especialista em modelos do tipo fora de estrada, já ganhou quase todas as competições mais importantes do planeta nesse segmento, incluindo vários ralis Paris-Dakar. Suas motocicletas são capazes de descer da vitrine da loja diretamente para as trilhas. Para tanto, basta encher o tanque. Entretanto, só isso não chega.

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Há alguns anos, a marca também investe na outra ponta, ou seja, nas motocicletas de asfalto, e segue diversificando sua linha, para agradar a gregos e troianos e reforçar o caixa, sem depender de apenas um segmento. A esportividade demonstrada e capitalizada na terra também está presente nas motos de asfalto, como na nova Duke 690 R, modelo 2010. Uma nova motocicleta com o estilo supermoto, ou motard, que incorporou a letra R ao nome, ganhando mais potência, menor peso e um visual mais agressivo, em relação à Duke tradicional. Dessa forma, a nova Duke reforça ainda mais a artilharia da marca na trincheira asfáltica.

Detalhe

A própria letra R, no mundo das motos, significa esportividade, já que é a abreviação de racing (competição). Um R ou até mais, incorporados ao nome de um modelo, é garantia de performance no mínimo mais apimentada. A nova KTM 690 Duke R não foge à regra. Ganhou nova decoração, bem mais agressiva, além de modificações mecânicas, que vitaminaram a potência, mas reduziram o peso. O motor, batizado de LC4, tem um cilindro e foi desenvolvido para competir nas areias do deserto. É leve, compacto e potente, além de contar com refrigeração líquida e injeção eletrônica.

Motor de 70 cv, peso de 148,5 kg e motor de 70 cv: receita ágil



O propulsor passou de 654cm³ na Duke tradicional para 690cm³ na Duke modelo R. O aumento de cilindrada, além de um trabalho nas quatro válvulas, proporcionou um ganho de 6cv, subindo de 64cv para 70cv a 7.500rpm. Já o torque foi para 7,1kgfm a 5.500rpm. Tais números fazem da nova KTM Duke R uma das motocicletas mais potentes entre as equipadas com motores de apenas um cilindro de série. A nova Duke 690 R consegue assombrar as concorrentes equipadas com propulsores de mais de um cilindro, ajudada pelo baixo peso, maior agilidade e ciclística sofisticada.

Laranja

A tradicional cor laranja que caracteriza os modelos KTM também está presente na Duke R. Só que em vez da carenagem, foi aplicada no quadro, que tem arquitetura em treliça, com tubos de aço. Por outro lado, a Duke R recebeu para-lama dianteiro de fibra de carbono, além de outras partes com metais nobres, reduzindo o peso a seco para 148,5kg, economizando quase 1kg em relação ao modelo básico. As rodas são de aro de 17 polegadas, como convém a um modelo do tipo supermoto, ou motard, só que da badalada marca italiana Marchesini, com direito a um filete laranja nas laterais como decoração.

O visual exótico continua nos faróis dianteiros empilhados dentro de mini-carenagem e no escape, com saída radicalmente baixa, já que fica sob o motor e tem na parte dianteira uma espécie de limpa-trilhos. Por outro lado, deixa a parte traseira do modelo limpa e fluída. A suspensão dianteira é invertida, White Power, com tubos de 48mm de diâmetro e 140mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 100mm de curso. Ambas reguláveis. O freio dianteiro tem um disco, com 320mm de diâmetro e pinça Brembo de quatro pistãos. O freio traseiro tem 240mm de diâmetro. O tanque, com aletas laterais, comporta 13,5 litros. O painel é completo e o banco fica a 865mm do chão.