UAI

Kawasaki Ninja 400 chega para substituir a 300 com desempenho melhor e mais leve

Com motor de dois cilindros paralelos, visual esportivo inspirado em modelos maiores, e freios ABS, modelo da marca japonesa ganhou potência e perdeu peso, favorecendo o desempenho

Publicidade
Kawasaki Ninja 400 chega para substituir a 300 com desempenho melhor e mais leve
Kawasaki Ninja 400 chega para substituir a 300 com desempenho melhor e mais leve Foto: Kawasaki Ninja 400 chega para substituir a 300 com desempenho melhor e mais leve

A suspensão dianteira é convencional, não invertida

 

A japonesa Kawasaki aproveitou o quintal de casa, durante o 45º Tokyo Motor Show, que vai até 5 de novembro, para apresentar a nova Ninja 400. Trata-se da sucessora da “Ninjinha” 300, que é comercializada oficialmente no Brasil e será substituída gradativamente. O modelo, entretanto, é um projeto completamente novo, com alterações no quadro, painel, freios, além de motor vitaminado, mantendo em comum o icônico nome Ninja, que é associado à esportividade e à decoração em verde marcante, cor característica da Kawasaki.

O motor de dois cilindros paralelos fornece 45cv de potência


A nova Ninja 400, quando desembarcar no Brasil (ainda sem data e preço definidos), vai ocupar um segmento carente de esportivas nesta faixa de cilindrada, composta por modelos de menor ou maior porte. Porém, o visual, inspirado na poderosa superesportiva H2, equipada com motor dotado de compressor e 210cv, indica pretensões mais ousadas. Para tanto, o motor de dois cilindros em linha com 399cm³ de cilindrada passou por uma série de ajustes para atender às rigorosas e restritivas normas de emissões, além de ganhar potência e torque.

 

 

MOTOR Com dois cilindros paralelos, ganhou também novo radiador e desenvolve 45cv a 10.000rpm e torque de 3,9kgfm a 8.000rpm. Um aumento de 6cv e 1,1kgfm de torque em relação à sucessora. Por outro lado, perdeu 4kg no peso e um comportamento mais arisco, com redução da distância entre-eixos em 35mm. O pacote inclui ainda novo escape, câmbio de seis marchas e nova embreagem, que passa a ser assistida, para reduzir o esforço na operação, e deslizante, para não travar nas reduções de marchas mais radicais.

O visual, marcado pela frente bicuda e duplo farol, é inspirado na Ninja H2


O novo propulsor também dará origem a uma nova família de modelos com 400cm³, a exemplo da antecessora, com 300cm³. A Ninja 400, contudo, pega emprestado componentes de outras famílias. O painel, agora bem mais completo, é o mesmo da Ninja 650 e tem o conta-giros analógico em destaque, além de tela digital, com o computador de bordo, que informa consumo médio e instantâneo, marcha engatada, relógio de horas, temperatura do líquido de arrefecimento, nível do combustível e velocímetro.

O painel ficou mais completo e tem o conta-giros analógico em destaque


VISUAL A dianteira é nitidamente inspirada no desenho da Ninja H2, com duplo farol, que ganhou LEDs assim como a lanterna traseira, enquanto o corpo e a rabeta guardam semelhanças com a superesportiva Ninja ZX-10R. O tanque de combustível teve a capacidade reduzida de 17 para 14 litros, para abrir espaço e abrigar a nova caixa do filtro de ar maior, contribuindo para melhorar a performance do motor e reduzir peso. O visual é completado com uma decoração que lembra as motos de competição, quando na tradicional cor verde.

Os freios contam com sistema ABS


As rodas de liga leve aro de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos, ganharam novos desenhos, assim como o quadro de tubos de aço, com o motor integrado. Os freios são bem dimensionados, com disco de 310mm na dianteira, equipado com pinças Nissin, e 220mm na traseira, com sistema ABS de série. A suspensão dianteira é convencional, Kayaba, com tubos de 41mm (contra 37mm da Ninja 300), e 120mm de curso, e a traseira é do tipo mono, com possibilidade de regulagem na pré-carga, com 130mm de curso.

O modelo ganhou novo escapamento e câmbio de seis marchas



RAIADAS

HARLEY A revenda-conceito de seminovas Harley-Davidson, Milwaukee BH Motorcycle, será inaugurada em 10 de novembro. O espaço, com o comando de Hermann Gribel, contará com amplo estacionamento para cerca de 300 motos, oficina especializada, bar temático, barbearia, estoque de peças, equipamentos e acessórios, além do tradicional café da manhã aos sábados. O endereço é Avenida Barão Homem de Melo, 3.380, Belo Horizonte.

GASOLINA A Ypiranga está disponibilizando a gasolina Octapro, com 96 octanas, além de aditivos. A maior octanagem reduz o risco da pré-detonação, a chamada “batida de pino”, mais comum em motores de alto desempenho e maior taxa de compressão, como nas motocicletas esportivas e fora de estrada, por exemplo. Considerado premium, o novo combustível também tem preço mais salgado.

SALÃO A 14º edição do Salão das Duas Rodas será entre 14 e 19 de novembro, no São Paulo Expo, que fica na Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, Água Funda, São Paulo. Moderno centro de exposições equipado com ar-condicionado. A maior feira da América Latina reúne fabricantes de motos, peças e acessórios. Informações: www.salaoduasrodas.com.br.

GP GERAIS A quarta e última etapa do GP Gerais será disputada entre 4 e 5 de novembro, no Circuito dos Cristais, em Curvelo. Pilotos de motovelocidade de todo o Brasil participam e o público conta com estacionamento, food trucks, espaço kids e área vip. Também haverá cursos e track day. Informações: www.gpgerais.com.br.

KAWASAKI A concessionária Kawasaki de Belo Horizonte, O2BH, apresenta o novo modelo Versys 300, equipado com motor de dois cilindros e vocação para andar tanto no asfalto quanto na terra. Haverá o tradicional café da manhã, churrasquinho e som. A revenda fica na Avenida Barão Homem de Melo, 4.280, telefone (31) 2512-2200.