Quando foi apresentada, em 2007, a Kawasaki GTR 1400 Concours criou um problema curioso: derivada da superesportiva Ninja ZX-14, também batizada de ZZR 14 em alguns mercados, mas destinada ao turismo e às longas viagens, não se enquadrava nos segmentos existentes. A montadora, então, tratou de criar um segmento próprio, batizado pomposamente como turismo intercontinental. Na verdade, a GTR 1400 não é nem uma coisa nem outra, mas fruto de uma política dos fabricantes, de aproveitar o mesmo conjunto mecânico em modelos diferentes para economizar no desenvolvimento.
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O modelo 2010, entretanto, chega com modernizações, alterações no visual e avanços técnicos em relação ao anterior. No campo técnico, a superturismo tem novo aparato eletrônico para melhorar o conforto e a segurança. O novo modelo ganhou o sistema de controle de tração para domar a cavalaria do motor de quatro cilindros em linha, de 1.352 cm³, cabeçote 16 válvulas e um comando especial que possibilita mais torque em baixa rotação, injeção eletrônica e refrigeração líquida. A potência chega a 155cv a 8.800rpm e foi ajustada para as novas funções, já que o mesmo motor na ZX-14, da qual é derivada, chega perto dos 200cv.
Controle
O de tração, com o nome de Kawasaki Traction Control (KTRC), evita que a roda traseira patine nas acelerações em pisos de baixa aderência, ou molhados, melhorando a segurança. O sistema, porém, só está presente na versão equipada com freios ABS, que também passou por atualizações. Os novos freios agora têm atuação combinada nas duas rodas, com aros de 17 polegadas, independentemente da vontade do piloto, e podem ser regulados em dois níveis de operação: standard e high combined, mais apropriado para viagens. Na dianteira, são dois discos de 310mm de diâmetro e na traseira um disco de 270mm de diâmetro.
Para melhorar o conforto nas estradas, as manoplas ganharam aquecimento elétrico e o para-brisa, que ficou 70mm mais alto, passa a ter quatro níveis de regulagens, com memória. Ao desligar o motor, o para-brisa volta à posição mais baixa, facilitando o desembarque. Com a moto ligada, vai para a última posição selecionada. Já para rodar nas cidades, ou em baixa velocidade, a nova Kawasaki GTR 1400 Concours tem novo desenho da carenagem e laterais para melhorar a circulação e exaustão de ar, ficando mais larga. É que até o modelo anterior os pilotos reclamavam muito do calor gerado pelo motor em velocidade reduzida. O escape também foi redesenhado.
Estrada
Para tentar eliminar o incômodo de vez, o radiador também foi revisto e sua capacidade, aumentada. Já o banco ficou ligeiramente mais baixo, enquanto os espelhos retrovisores ficaram 40 mm mais altos e os enormes faróis duplos continuam dominando a dianteira. Outra ajuda da eletrônica foi no gerenciamento do motor, que ganhou um assistente de economia. O piloto pode rodar, especialmente nas estradas, para aumentar a autonomia no modo econômico, desde que a rotação esteja abaixo das 6.000rpm e o acelerador com até 30% de sua capacidade. Uma situação tão óbvia que nem precisaria da ajuda eletrônica.
O tanque tem capacidade para 22 litros e o peso a seco é de 308kg. O quadro também foi herdado da Ninja ZX-14 e, em vez das tradicionais vigas, tem uma arquitetura completamente diferente, como uma espécie de ?casca? em alumínio que abraça o motor por cima e faz a ligação com os diversos sistemas. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43mm de diâmetro e 113mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono com 136mm de curso. Ambas são reguláveis. A transmissão final é por eixo cardã e o painel completo, com direito a computador de bordo em tela digital e sistema de navegação. A GTR 1400 também está equipada com bolsas laterais e é extensa a lista de acessórios.