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Indian Chief Classic resgata visual do passado, mas com tecnologia que revela seu lado moderno

Com para-lamas envolventes, muitos cromados e motorzão V2, modelo da lendária marca tem design clássico

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Indian Chief Classic resgata visual do passado, mas com tecnologia que revela seu lado moderno
Indian Chief Classic resgata visual do passado, mas com tecnologia que revela seu lado moderno Foto: Indian Chief Classic resgata visual do passado, mas com tecnologia que revela seu lado moderno

Os discos de freio dianteiro e traseiro têm a mesma medida e são equipados com sistema ABS


Considerada a marca de motocicletas pioneira nos Estados Unidos, a Indian nasceu em 1901, produzindo bicicletas, que evoluíram para bicicletas motorizadas e depois para motos, que se transformaram em uma espécie de lenda. O sucesso veio com os motores do tipo V2, que registraram vários recordes de velocidade e a liderança de mercado, sempre duelando com a eterna rival e também americana, Harley-Davidson. Entretanto, nada disso foi suficiente para impedir o declínio nas vendas até o fechamento das portas na década de 1950, provocado pela invasão das motos inglesas, mais rápidas, leves e mais esportivas.


Alguns anos depois, foi a vez da invasão japonesa, com modelos ainda mais eficientes e de menor custo, criando um hiato que só seria revertido em 2011, quando a gigante igualmente americana, Polaris, que está no Brasil comercializando quadriciclos e UTVs, comprou o nome da marca, relançando mundialmente a Indian. Em 2015, a nova Indian desembarcou oficialmente no Brasil e, logo em seguida, passou a montar em Manaus, Amazonas, a sua linha, equipada com o tradicional motor de dois cilindros em V, incluindo o modelo Chief Classic, um dos mais emblemáticos de sua história, que conserva o estilo retrô e os para-lamas superenvolventes.

CABEÇA A Indian Chief foi lançada em 1922, projetada por Charles Franklin, ostentando no para-lama dianteiro a cabeça de um índio com cocar, que dá nome à marca. O modelo atual conserva o mesmo visual pioneiro, inclusive com a cabeça do índio, como que a guiar os rumos. O motor, que nasceu do zero, porém, é um enorme V2, batizado de Thunder Stroke 111, com 1.811cm³, acoplado ao câmbio de seis marchas, que fornece um colossal torque de 16,5kgfm a apenas 3.000rpm. Para proporcionar uma tocada empolgante, basta girar o acelerador, ignorando a marcha engatada, para receber um “empurrão”, embalado pelo som grave dos escapes longos e cromados.

O modelo Indian Chief 1200, ano 1946, tem lugar de destaque no Museu da Moto


Equipado com refrigeração a ar e óleo, quatro válvulas por cilindro e uma inclinação de 49 graus, tenta ser o mais parecido possível com o pioneiro e fornece uma potência (não declarada) de cerca de 130cv. A posição de pilotagem é típica do segmento, privilegiando o conforto. Banco bastante espaçoso, estilo selim, a apenas 660mm do chão, permitindo apoiar os dois pés na hora de parar. Em movimento, as generosas plataformas deixam as pernas mais esticadas. E o guidão bem largo, também deixa os braços esticados. Por outro lado, as suspensões exigem pisos mais lisinhos, para não maltratar os rins e a coluna do piloto.

O motor 1.8 de dois cilindros tem torque de caminhão trucado


Na dianteira, suspensão com garfo não invertido, com tubos de 46mm de diâmetro e 119mm de curso. Na traseira, sistema mono, com apenas 94mm de curso, mas regulagem na pré-carga, para ajuste com garupa, e bolsas que podem elevar o peso total para até 573kg de carga máxima. Com todo esse peso, apesar do esmerado quadro em alumínio, com a caixa do filtro de ar integrada ao conjunto, os freios também são dimensionados. Na dianteira, um duplo disco de 300mm, com pinças de quatro pistãos. Na traseira, o disco tem a mesma medida, mas pinça de dois pistãos. Um conjunto eficiente, equipado com sistema ABS.


VISUAL O visual tem muitos cromados e pintura sóbria, variando entre o branco, o vermelho com detalhes em preto e o clássico preto. As rodas, que ficam quase cobertas, já variaram entre raiadas (mais originais, com pneus faixa branca) e de liga leve. O painel fica sobre o tanque e tem elementos digitais como conta-giros, além de indicador de temperatura ambiente, de marcha engatada, de nível de combustível e também o computador de bordo. Para ligar, uma chave inteligente, com sensor de presença, e para rodar o piloto automático. A Indian Chief Classic tem preço sugerido de R$ 69.900. Informações: (31) 3306-3000.