A centenária marca de motocicletas Husqvarna, especialista em modelos do tipo fora-de-estrada, também tem linha de motocicletas no segmento supermotard, que no Brasil é chamada de supermoto. São modelos off-road adaptados para uso no asfalto, com rodas menores e pneus especiais, resultando em motos divertidas, ágeis, com motor e freios . Este segmento, bastante popular na Europa e nos Estados Unidos, ainda está em formação no Brasil.
A primeira moto nacional de fábrica do tipo supermotard é a Sundown STX Motard 200. Agora, a Husqvarna, representada oficialmente no Brasil pelo grupo Izzo, importa da Itália o modelo SM 610 ie, montada e nacionalizada em Manaus, aumentando a oferta nesta linha e apostando na expansão do segmento. Prova disso é que patrocina copa da modalidade, em pistas de kart, com modelos WR 125, equipados com kit supermotard. A nova moto, porém, é baseada na TE 610 de Enduro, que também será comercializada aqui.
A Husqvarna, de origem sueca, é uma das mais tradicionais e antigas marcas de motos do mundo. Fundada em 1867, produzindo armas, máquinas de costura, equipamentos de cozinha e serras, começou a fabricar motos em 1903, praticamente junto com sua invenção. Em 1986, foi vendida para a italiana Cagiva (pertencente ao Grupo MV Agusta), que passou a projetar e construir seus modelos. Recentemente, foi novamente vendida para a alemã BMW, que vai conservar sua identidade.
Famosa por seus potentes motores do tipo dois tempos, começa a migrar para os do tipo quatro tempos, a partir de 2004, pressionada pelas exigências ambientais cada vez mais severas e preferência do consumidor. Em 2005, lança a supermotard SM 610, que agora chega ao Brasil. A nova Husqvarna SM 610 ie tem motor de um cilindro, de 576 cm³, refrigerada a água e alimentada por injeção eletrônica, que fornece 54cv a 7.000rpm e um torque de 5,2kgfm a 6.500 rpm. O câmbio tem seis marchas e o peso a seco é de 142,5 kg.
Ciclística
Agilidade e diversão parecem ser "itens" de série na motocicleta, que tem suspensão dianteira Marzocchi invertida, regulável, com tubos de 45mm de diâmetro e 250mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono (Sachs), com 290mm de curso, em balança de alumínio. As rodas, com aros Excel de 17 polegadas, estão calçadas com pneus esportivos 120/70 na dianteira e 150/60 na traseira. Mesmo com rodas menores, a altura do banco é de 910mm do chão.
O painel é pequeno, com tela digital. O quadro é em berço duplo, com tubos de aço e os freios superdimensionados. Na dianteira, um disco de 320mm, com pinça Brembo de quatro pistãos. Na traseira, um disco de 220mm. No visual, pára-lama dianteiro alto, tipo bico de pato, escape lateral alto e farol dentro de pequena carenagem. O banco estreito permite movimento até quase em cima do tanque, de 12,5 litros de capacidade, para facilitar manobras nas curvas. A nova Husqvarna SM 610 ie pode ser emplacada para rodar nas ruas e custa R$ 29,3 mil. Informações: (31) 3275-2711.