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Honda XR 650L 2023: moto zero km com 30 anos de estrada

A Honda apresentou nos Estados Unidos o modelo 2023 da XR 650L, que permanece inalterado há três décadas e tem preço convidativo

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Modelo 2023 da Honda XR 650L
Modelo 2023 da Honda XR 650L Foto: Modelo 2023 da Honda XR 650L

Que tal comprar uma motocicleta 650cm³ com 30 anos, porém, zero quilômetro e ainda por cima por um preço bem camarada? Essa possibilidade existe na Honda dos Estados Unidos, que apresentou a versão 2023 do modelo XR 650L de utilização mista, asfalto e terra, por US $ 6.999, que em conversão direta sairia por equivalentes a cerca de R$ 37 mil.

O modelo on-off road Honda XR 650L já circulou pelo Brasil e até hoje é lembrado por sua robustez e versatilidade. A moto foi lançada em 1993 e, de lá para cá, não sofreu praticamente nenhuma alteração, permanecendo como se ainda estivesse no início da década de 1990. O modelo 2023, por exemplo, incluiu apenas mudanças no grafismo, banco e aros pretos e ponto.

Honda XR 650L modelo 1993 branca com detalhes azul vermelho de lateral na terra
Modelo 1993 da Honda XR 650L

Uma moto lendária

O modelo é homologado para rodar nas ruas, com farol, setas, lanterna, retrovisores, buzina e painel. Contudo, foi inspirado no puro sangue fora de estrada XR 600R, pilotado pelo lendário Scott Summers, que faturava tudo nas competições americanas de GNCC (Grand Nationals Cross Country) nos anos 1990.

Havia dúvidas da eficiência do modelo nos obstáculos na terra, pelo motor do tipo quatro tempos e pelo peso em relação às motos com motores do tipo dois tempos. Entretanto, Scott Summers, natural de Petersburg, estado de Kentucky, interior dos Estados Unidos, praticamente um “lenhador”, gostava de se exibir carregando a XR 600R nos braços, desfazendo o mito.

Piloto Scott Summers carregando o modelo Honda XR 600R que inspirou a Honda XR 650L
Piloto Scott Summers carregando o modelo Honda XR 600R que inspirou a Honda XR 650L.jpg

A Honda XR 650L nasceu com este currículo, permanecendo inalterada até hoje. Também adquiriu fama de “inquebrável”, pela construção robusta. Para tanto, o motor de um cilindro e 644cm³, o mesmo que equipou a NX 650 Dominator, que também esteve no Brasil, tinha a simplicidade da refrigeração a ar.

Detalhes técnicos da Honda XR 650L

Por outro lado, a Honda XR 650L tinha o cabeçote com comando simples mas, quatro válvulas radiais, RFVC (Radial Four Valve Chamber), que também foi utilizado pela nossa Honda XLX 350R. O problema era na hora de ligar. Para não haver problema, a Honda XR 650L tem a partida elétrica.

O motor entrega 61cv a 6.700rpm e torque de 5,2kgfm a 5.000rpm. A suspensão dianteira tem garfo Showa convencional com tubos de 43mm e 284mm de curso, regulável em 16 posições. A suspensão traseira mono, Showa, tem 279mm de curso com 20 posições de ajuste na compressão e 20 no retorno.

O câmbio tem cinco marchas, os freios, disco de 256mm na dianteira e 220mm na traseira. Entre as comodidades, protetores de mão, quadro berço semi duplo (com proteção para o motor), tanque de 12,7 litros, bolsa traseira para levar ferramentas, rodas raiadas com aro 21 polegadas na dianteira, peso de 157kg já abastecida e acesso fácil e manual ao filtro de ar. Porém, o banco fica a 940mm do chão, uma característica das motos on-off road.

Há oito anos, Téo Mascarenhas testou a Honda Pop 100. Relembre!

https://youtu.be/igrREIxHMy0

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