O modelo maxitrail Varadero 1000 foi lançado em 1999. De lá para cá, vem passando por sucessivos desenvolvimentos, como o do modelo 2007, que ganhou novos painel, ponteiras de escape, banco, porta-trecos com chave na carenagem, farolete etc. Feita para encarar todo tipo de estrada em longas viagens e aventuras, sem medo de altas quilometragens, vai desembarcar no Brasil em 2007 (embora a Honda negue), importada oficialmente, para fazer frente a uma concorrência já com vários modelos.
Esse segmento proporciona maior versatilidade, já que encara estradas conservadas com muito conforto e velocidade, além de ampliar o raio de ação, quando o asfalto piora ou some por completo. A Varadero tomou emprestado o nome de uma famosa praia de Cuba e o motor da ‘prima’ superesportiva VTR 1000, um poderoso dois cilindros em V, com 996 cm³, inclinados em 90 graus, com quatro válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica, que desenvolve 94 cv a 7.500 rpm.
O motor foi amansado para atender as novas exigências, com adoção de balanceiros mais pesados, mas permanece inquieto, quando o assunto são as estradas (com boa carenagem, pára-brisas e faróis duplos), e musculoso, quando é necessária mais força no arranca-e-pára das grandes cidades, com um torque de 9,9 kgfm a 6.000 rpm. A Varadero 1000 tem bastante volume, com um porte que impressiona. Para facilitar a pilotagem, o banco, com novo formato, é bipartido e mais baixo para o condutor. Mesmo assim, fica a 838mm do chão.
Na hora de brecar, a Varadero 1000 conta com o sistema CBS e o opcional ABS. O sistema CBS distribui a pressão do freio nas duas rodas, independentemente da vontade do piloto, e o ABS, evita o travamento, otimizando a frenagem. Na roda dianteira, são dois discos de 296 mm de diâmetro e, na traseira, um disco com 256 mm. As rodas são em liga leve (aro de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira), calçadas com pneus 110/80 na dianteira e 150/70 na traseira.
Painel
Entre as novidades, o painel, com instrumentos redondos e tela digital, além de computador de bordo, com função autonomia, que calcula a distância provável para o reabastecimento, com base no combustível restante no tanque (capacidade de 25 litros) e no consumo médio até então verificado. Também é possível instalar aparelhos de navegação GPS (úteis em grandes viagens), bolsas laterais e bolsa central impermeáveis, para levar toda a tralha da viagem.
A suspensão dianteira é do tipo telescópica, com tubos de 43 mm e curso de 155 mm. A suspensão traseira é do tipo mono, com 145 mm de curso é amplamente regulável em 40 posições. O câmbio tem seis marchas, com a última mais longa, para proporcionar maior velocidade, com giros reduzidos nas viagens. O peso a seco alcança 238,2 kg, aumentando para 244,2 kg, na versão com ABS. O quadro, em tubos de aço, é integrado ao motor. A capacidade de carga, somando piloto, garupa e bagagem, é de 201 kg.